Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

GÊNESIS – O livro dos começos



As mais belas páginas da literatura evangélica ou mesmo as mais eloquentes pregações, jamais serão capazes de esgotar o imensurável caudal de riquezas espirituais que Gênesis – o Livro dos Começos, encerra em suas páginas. O Gênesis se constitui na porta que dá acesso à grande catedral da revelação escrita de Deus. Qual livro de registro de “anotações” de Deus, ele traz em forma embrionária todas as grandes doutrinas do evangelho desenvolvida posteriormente nos demais livros da Bíblia.

Anular o valor histórico e a inspiração divina do livro de Gênesis, é tentar fechar a grande vertente da qual flui a cristalina água da doutrina e do conselho divinos. Ou os demais livros da Bíblia firmam-se com o livro de Gênesis, ou caem com ele. Não podemos dar maior crédito ao restante das Escrituras do que damos ao livro de Gênesis. A Bíblia toda, do Gênesis ao Apocalipse, emana do rio das intenções de Deus. Isto determina a sua inspiração plenária.

De acordo com o livro de Gênesis:
• Todas as coisas vieram à existência ·pela soberana vontade e palavra de Deus.
• O homem já foi criado homem e feito coroa de toda a criação de Deus, caindo por terra a falsa teoria da evolução.
• A desobediência e queda do homem são fatos consumados, até hoje motivo de flagelo para a humanidade.
• Em meio à noite do terror e desespero do homem, Deus fez promessa de redenção através da “semente da mulher”.
• As ofertas de Abel e Caim mostram o homem como um ser adorador, ora dentro, ora fora da vontade de Deus.
• O arrebatamento de Enoque se constitui numa bela figura do iminente arrebatamento da Igreja peregrina no mundo hoje.
• O juízo divino através do dilúvio denuncia que todo pecado e desobediência do homem serão punidos.
• A aliança de Deus com Noé, passado o dilúvio, mostra que sempre há possibilidade dum novo começo no relacionamento do homem com o Criador.
• A chamada de Abraão e cumprimento da promessa divina em sua vida, dão irrefutável prova de que Deus é fiel em todas as suas promessas, e que está pronto a honrar a fé de seus servos.
• A eleição de Israel, independentemente dos méritos dos patriarcas, se baseia exclusivamente na graça e conselho de Deus.
• Os tipos e figuras apontam para a frente mostrando que coisas maiores e melhores estão por vir.
• Antigos lugares, quando associados ao povo de Deus no passado, adquiriam grande significado para o futuro.

Mergulhe no Gênesis, volte ao passado, levante os seus olhos e mire o futuro; Viva o hoje diante do Deus em cuja presença o ontem e o amanhã se transformam no eterno aqui e agora.

Fonte: Pr. Raimundo de Oliveira - Lições Bíblicas, 3° Trimestre de 1986, capa, http://licoesbiblicas.wordpress.com/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário