Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 7 de julho de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

ANÁS

Anás foi o sumo sacerdote de 6 15 d.C. Sabemos pouco a respeito dele, exceto pelas breves informações relatadas por Flávio Josefo, o historiador judeu.

O sumo sacerdote tinha uma posição de muito prestígio na Judéia, sendo o terceiro em poder, abaixo apenas do governador romano e do rei. Seu papel oficial era a supervisão de todas as atividades do templo e a direção do Sinédrio, mas as autoridades romanas também o consideravam responsável por manter a paz em Jerusalém.

O sumo sacerdote, durante o domínio de Roma, era designado pelo governador romano, podendo ser deposto ou substituído sem aviso prévio. O resultado, obviamente, é que qualquer sumo sacerdote que quisesse manter a posição (e, possivelmente, a vida) tinha de ser colaborador dos romanos e bajulador do governador. Os judeus, portanto, embora temessem o poder do sumo sacerdote, tinham pouco respeito por seu caráter.

A maioria dos sumo sacerdotes eram proveniente de famílias importante do sacerdócio hereditário, e essas famílias, em geral, eram muito ricas e influentes. Era costumeiro que, depois que um sumo sacerdote fosse removido de seu posto, ainda fosse tratado pelo título de sumo sacerdote e recebesse as honras devidas. Isso acontece em muitos países ocidentais em que um ex-presidente ainda é tratado pelo titulo de presidente. Isso explica por que Lucas se refere a Anás como sumo sacerdote, quando Caifás era quem ocupava o cargo (At 4.6).

Anás foi apontado pelo governador Quirino. Ele ocupou o posto por nove anos e, depois, aparentemente, fez algo que desagradou um governador  posterior, Valério Grato. Ele foi deposto em 15 d. C. e Ismael, filho de Fabi, tomou seu lugar, mas serviu só por alguns meses. Ele foi substituído posteriormente por Anás, filho de Eleazar, que serviu por um ano. Depois, José Caifás o substitui e ficou no cargo por dezoito meses. Caifás foi o sumo sacerdote que tramou a prisão e execução de Jesus.

João (18.13) afirma que Anás era o sogro de Caifás, embora não exista nenhum outro registro desse parentesco. Entretanto, não seria de todo absurdo, uma vez que as famílias aristocráticas em geral só. Não se conhece nada mais sobre Anás.

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Um comentário: