Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PERSONAGENS BÍBLICOS


BAALZEBU (BELZEBU)

Belzebu era o deus filisteu d cura. Seu nome quer dizer "senhor das moscas", e acredita-se que se refere ao fato de ele afastar as moscas. Embora, naquela época, ninguém conhecesse os germes, eles associavam as moscas com doença. Belzebu era invocado para manter as moscas longe do altar sacrificial que, por causa do sangue e restos dos animais encontrados ali, certamente deveria ficar infestado de insetos.

Outra interpretação do nome é que Belzebu era um deus que inspirava os oráculos por intermédio da interpretação zunido das moscas. Quando o rei Acazias, de Israel, caiu da janela por causa do torpor causado por excesso de bebida, ficou mortalmente ferido. Enviou sacerdotes a Belzebu para saber se sobreviveria ao tombo. Um anjo disse a Elias que Amazias morreria porque ele se voltara para um ídolo pagão, em vez de buscar a Deus.

Belzebu era uma divindade pagã, odiada pelos judeus e, depois, pelos cristãos também. O nome Belzebu, o príncipe dos demônios, pode ter sido a forma mais antiga de seu nome no uso judaico. Nos escritos antigos, também era associado com o demônio Asmoneus.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Um comentário: