Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

AMAMENTAÇÃO - UMA FONTE NATURAL DE NUTRIÇÃO

O leite materno é a fonte de nutrição providenciada por Deus para a criança recém-nascida. Até hoje, é a única maneira natural disponível para alimentar bebês.

Depois do nascimento do bebê, duas funções orgânicas complementares acontecem: as glândulas mamárias da mãe se enchem de leite e precisam ser esvaziadas, e a criança começa a mostrar desejo de sugar. Crianças cujas mães não têm possibilidade ou não desejam amamentar podem ser entregues a "armas de leite" - mulheres que podem amamentá-las (como no caso da filha de Faraó, que usou a própria mãe de Moisés como ama, Ex 2.7).

Quatro aspectos da amamentação chamam nossa atenção na Bíblia:

1) O período de amamentação era visto como importante na satisfação de laços afetivos entre mãe e bebê (Is 66.11).

2) A amamentação requeria um compromisso da mãe com seu filho (Is 49.15). Ana ficou em casa para amamentar seu filho Samuel, enquanto seu marido e as outras pessoas da casa viajavam para oferecer sacrifícios ao Senhor (1Sm 1.22-24).

3) O desmame da criança, feito normalmente ao três anos de idade, era uma ocasião de festa, um marco na vida da criança (Gn 21.8). Depois de desmanda, a criança passa a receber ensinamentos sobre a lei (Is 28.9).

4) A amamentação era tida por muitos como um método natural de controle de natalidade, apesar de não ser o único, porque durante o período pós-parto a amamentação suprimia a ovulação.



Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário