Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O ILUMINAR CONSTANTE

O ANDAR, A PROVISÃO E A ILUMINAÇÃO



“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa,

agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2)”



A arca do Testemunho ficava dentro do Santo dos Santos. Ela foi feita segundo o modelo que Deus determinou e seu material era o mais nobre; a madeira de acácia, que representa uma humanidade repleta de virtudes (Êx 25:10). A arca representava o Deus que se move, por isso havia varais de madeira de acácia metidos em suas argolas laterais para que fosse transportada para onde houvesse necessidade. Em cima dela havia dois querubins de ouro para guardá-la, os quais representava a glória de Deus (v. 22). Deus ainda hoje continua se movendo. Ele se move com Sua procissão triunfal a fim de proclamar Sua vitória em todos os lugares (2Co 2:14).



No tabernáculo havia a mesa dos pães da proposição, a qual também possuía varais. Sobre ela havia doze pratos com os doze pães e as taças. Onde Deus estiver, lá estará a mesa dos pães da proposição para nos alimentar e suprir todas as nossas necessidades (Fp 4:19). Esse móvel e seus utensílios representam também a reunião da mesa do Senhor, que realizamos em memória Dele e na qual desfrutamos a comunhão do Corpo de Cristo e a redenção que temos no sangue de Cristo, comendo do pão e bebendo do cálice da benção.



Sobre o tabernáculo, havia várias camadas de pele que serviam de cobertura; com isso, a luz natural não podia entrar. No Santo dos Santos havia a luz da glória de Deus. Já no Santo Lugar, a única luz que havia era proveniente do candelabro, um pedestal com hastes laterais. Nele havia sete lâmpadas com pavio para absorver o azeite e produzir luz. O azeite, contudo, que representa o Espírito Santo, não podia produzir luz por si só. Ele precisava do pavio, que era feito de planta e representa o homem, o qual, mesmo sendo insignificante, uma vez imerso no azeite, pode ser usado por Deus para emitir luz, iluminando as pessoas ao seu redor.



Assim como o pavio necessitava estar mergulhado no azeite para produzir luz, nós também precisamos estar mais e mais no espírito para seguir o mover do Senhor e ter um viver que expressa Deus e faz Sua vontade.



Nós, que servimos na igreja, precisamos renovar-nos constantemente para emitir luz (Rm 12:2). Se a sua luz já não é tão forte, isso indica que sua vida e seu serviço, que antes eram tão úteis ao Senhor, possivelmente envelheceram e já não conseguem atender aos requisitos Dele. Deus, porém, é sábio, e entre os utensílios do tabernáculo havia uma tesourinha de ouro chamada espevitadeira para cortar a parte do pavio que envelhecia, de maneira que a luz voltasse a brilhar.



Deus deseja nossa cooperação. Se virmos que nossa luz já não é suficiente, devemos perceber que estamos envelhecendo e permitir que Ele venha nos espevitar, tornando-nos cada vez mais úteis a Seu propósito.



Uma boa semana à você meu irmão, à você minha irmã. Que possamos iluminar aquele que se chegam a nós! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário