Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PATRIARCADO - PADRÃO BÍBLICO PARA A SOCIEDADE

Patriarcado é uma forma de sociedade na qual o pai atua como a figura de autoridade da família, tribo ou clã. Nesse tipo de organização, a descendência é reconhecida na linhagem do homem. O termo "patriarca" é derivado do vocábulo latino para "pai" combinado com a palavra grega para "governo". Assim, o patriarca é o "pai que governa". Ele também tem o papel de sacerdote de sua casa.

A designação "patriarca" pode referir-se aos pais da raça humana de Adão a Abraão. Os três grandes pais da nação de Israel (Abraão, Isaque e Jacó) também são chamados de patriarcas. Finalmente, o termo "patriarca" é aplicado aos cabeças das doze tribos de Israel, descendentes de Jacó.


A sociedade na Bíblia era patriarcal, contrastando com a matriarcal, que descreve uma forma de organização comunitária na qual a mãe atua como cabeça da família, clã ou tribo. Nas genealogias bíblicas, a linhagem traçada é a do homem. Por essa razão, as mulheres raramente são mencionadas (Gn 11.29; Nm 26.33).


Assim, torna-se muito significativo o fato de quatro mulheres, além de Maria, serem citadas na genealogia de Jesus: (Mt 1.1-17). Tamar, a cananéia, nora de Judá, que gerou gêmeos (Gn 38.1-30; Mt 1.3); Raabe, de Jericó, que deu à luz Boaz, filho de Salmom (Js 2.1-24; 6.17,22-25; Mt 1.5); Rute, a moabita por meio de quem Boaz teve seu filho, Obede (Rt 4.13-17; Mt 1.5). Finalmente, "a mulher de Urias", identificada como aquela por quem Davi gerou Salomão, Bate-Seba (2Sm 11.1-4; 12.24-25; Mt 1.6).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

12 comentários:

  1. 25.07.2019
    OS PODEROSOS, ONIPOTENTES E SUPREMOS VAMPIROS E DEMÔNIOS MANDATÁRIOS DA TERRA DO SOL AGONIZANTE. A democracia brasileira das Diretas-Já – que somente os corruptos, os cretinos, os idiotas e os canalhas afirmam não ser falsificada, porca e fajuta – feriu mortalmente a nação que continua em estado terminal devido às intermináveis orgias e luxúrias das organizações criminosas eleitas e ungidas em nome da santa cruz, e pelas bençãos do “sagrado” crucifixo católico e evangélico. O culto e a adoração às eleições, às urnas e ao voto, combinados com a divinização, blindagem e intocabilidade dos eleitos, promovem a perpétua abordagem criminosa dessas máfias partidárias contra os cofres públicos, até a mais completa falência do povo, da sociedade do bem e dos cidadãos humildes e honestos, que passam a ser massacrados pelo desemprego, violência e criminalidade, e pela injustiça e impunidade promovidas pelo advogado do diabo e seus asseclas do sistema judicial nacional. Ainda assim, se a nação suportar a criminalidade das elites mandatárias contra o erário público, até o dia da morte desses corruptos e ladrões, eles já terão deixado eleita sua maldita prole dinástica para continuar seu trabalho sujo. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo. No comentário que segue lembro a você o que espera seus descendentes num país de 100 milhões de analfabetos funcionais. Se você ama seus filhos, netos e descendentes repense sua mansidão e condescendência.
      22.08.2019
      BRASIL EVANGÉLICO DAS DIRETAS-JÁ: CORRUPTOS, GANANCIOSOS, MENTIROSOS, FEIOS, SUJOS, MALVADOS E PERVERSOS! Televisão, a maior maravilha da Ciência como ferramenta de mentira e engodo dos cristãos mentirosos. Desde que os comunistas, os evangélicos e os capitalistas selvagens tomaram o Brasil de assalto por meio das Diretas-Já aconteceram 2 milhões de assassinatos e bilhões de furtos, roubos e assaltos. 12 milhões de estupros. Todavia, se você ligar a TV lá estão esses malditos cristãos corruptos, mentirosos e genocidas. É só ligar a TV e os inimigos da Ciência, os fanáticos religiosos cristãos estão lá, dando testemunhos de riqueza e saúde. A verdade é que 45 milhões de brasileiros não têm conta bancária. São vinte milhões de desempregados. Milhões de brasileiros esperam 2 anos por cirurgia. Pestes como sarampo, dengue, zika, chicungunya, malária, febre amarela, tuberculose (100 mil casos em 2018), diabetes (20 milhões), Brasil é o 2º país mais leproso do mundo (12% de casos de hanseníase no mundo. Mais de 500 municípios brasileiros têm o câncer como principal causa de morte. Problemas cardíacos: 400 mil mortes por ano. Todavia, se você colocar sua TV num canal evangélico o Brasil se torna o país mais perfeito, mais miraculoso, mais progressista, mais saudável do mundo. É só ir numa igreja que todos os males do indivíduo são curados. Seus evangélicos malditos, hipócritas e mentirosos! Vocês que gostam de humilhar e dar ordens a Jeová e Jesus Cristo, ordenem então que esse Jesus Cristo fajuto de vocês que venha eliminar essa maldita doença do corpo dos pobres irmãos brasileiros. Essa doença que tanto promoveu esse maldito Deus de vocês. Essa doença que os governantes sujos das Diretas-Já apelidaram de “mal de Hansen” para fugir da responsabilidade do fracasso em extingui-la, principalmente por causa da falta de saneamento básico em todo o país. Você, Bispo Macedo, desafiador de deuses, ordene que Jesus Cristo faça pelos leprosos brasileiros o que a lepra fez por Ele, em matéria de marketing e propaganda. Canalhas, mentirosos, malditos! Eu poderia ficar aqui citando milhares de doenças do povo e sua incidência e prevalência. E depois afirmar que não existe um só brasileiro que não tenha um problema de saúde. Então parem de mentir, seus evangélicos sujos, imundos, canalhas e hipócritas! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

      Excluir
    2. Mais uma vez fico honrado com sua dedicação na leitura e comentário das postagens deste blog.
      O que você tem feito para melhorar nosso país? Tens ajudado algum necessitado? Creio que alguém em seu cargo deva estar engajado em algum projeto para melhorar nosso país.
      Comece por aí, ajudar o próximo é o melhor meio para melhor nosso tão "desolado" país.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Caro Luís, obrigado por ser leitor deste blog.
    Não imagino como chegou a nós, mas obrigado mais uma vez pela leitura.
    Fico com uma ressalva quanto a seu julgamento, visto que julgar o todo por alguns é tendencioso e simplista. É como se você afirmasse que todo o que professa uma fé fosse um "demônio". Vi seu blog, é bem agressivo no que é contrário a sua ideologia geral. Para alguém que não professa religião alguma você demonstra ser bem crente quanto a situação espiritual das pessoas e da nação.
    Ficam também duas outras coisas:
    1ª) Este meio não é meio adequado para sua crítica a sociedade e política, visto que as pessoas não passam por este blog a procura de tal informação grosseira.
    2ª) Todos os políticos alcunhados por você em seu comentário foram eleitos segundo rege nossa constituição aprovada. Sendo assim, pela constituição, estão lá pela nossa escolha como nação felizmente ou infelizmente.
    Ainda assim, em ultimo caso existe a opção de mudar-se desse tão "agonizante" país que você só enxerga o mal disseminado. Talvez isso alivie sua alma.
    Espero que siga nos acompanhando, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe-me meu amigo. Sou um daqueles malditos que exigem uma país perfeito. Nada que eu escrevo é pessoal. Todos os meus parentes e conhecidos são cristãos e daria minha vida por eles. Odeio os furtadores, os ladrões, os corruptos, estelionatários, os estupradores, os assassinos, os membros do Estado e dos Três Poderes, que vivem o poder pelo poder, também os ateus e os agnósticos criminosos, e toda a mitologia, que é linda, principalmente a grega, mas que tornou-se religião, para em benefício dos lobos da fé e da política. Lembre-se dos milhões de paradoxos do mundo que se tornaram religião em um livro onde fanáticos e aproveitadores, a Bíblia, pela qual lobos e cordeiros da mesma fé provocam preconceito, guerras, carnificinas e genocídios há mais de 3200 anos, contra "hereges" e contra "pagãos" de outras religiões. Como entender, entre dezenas de milhares de outros paradoxos religiosos, que Abel, indivíduo de fé, tenha sido aquele que foi assassinado e Caim o assassino blindado pelo "Criador do Universos". Tais devaneios influenciam pejorativamente quando se quer transformar as nações em lugar seguros, harmoniosos, progressistas, a caminho de um novo salto quântico e evolutivamente mutante. Grato. Forte abraço.

      Excluir
  3. 20.08.2019
    POR QUE JEOVÁ, O CRIADOR DO UNIVERSO, É PEDÓFILO E ENTUSIASTA DO INCESTO E DA COMUNIDADE LGBT? Para Jeová, se uma menina menstruar aos 9 ou 10 anos é sinal que ela está pronta para acasalar, procriar, perpetuar a espécie, esta “única finalidade do casamento”. Via de regra os casais produzem uma prole em quantidade 50% homem, 50% mulher porque não prevê que o incesto seja crime, ou seja, a procriação provê diversidade de gênero em uma mesma prole para que seja possível a procriação entre a prole. De vez em quando Jeová “comete erros” de programação genética possibilitando que casais heteros produzam filhos homo, ou seja, quem produz membros da comunidade LGBT são os casais “normais”. Casais LGBTs não produzem filhos homossexuais. Para a maioria das espécies de mamíferos o incesto é algo normal. Os faraós e outras culturas antigas devem ter interpretado o casamento entre parentes ou consanguíneos de acordo com tais observações no reino animal, sendo inclusive muito de seus deuses parte ser humano, parte animal (teozooantropomorfismo). O incesto na cultura egípcia tinha como finalidade a pureza da linhagem nobre. A Bíblia está recheada de incestos, mesmo porque Jeová decidiu estupidamente “construir” do barro um só casal, em vez de vários casais para que o incesto não viesse a ser permitido por Ele e, posteriormente, por Ele proibido. Parece até o Bolsonaro voltando atrás em suas decisões. Essas permissões e proibições bíblicas ou do judaísmo-cristão se parecem muito com o imundo, corrupto e degenerado Congresso Nacional Brasileiro das Diretas-Já, que produz cataratas de leis, ora permitindo-as, ora proibindo-as. Que vergonha Jeová! Que vergonha, governantes das Diretas-Já! Quem cria se torna responsável pela criação e todas as consequências dessa criação! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez muito obrigado por fazermos parte de seu dia a dia.
      Deus te abençoe ricamente.

      Excluir
    2. Perdoe-me meu amigo. Sou um daqueles malditos que exigem uma país perfeito. Nada que eu escrevo é pessoal. Todos os meus parentes e conhecidos são cristãos e daria minha vida por eles. Odeio os furtadores, os ladrões, os corruptos, estelionatários, os estupradores, os assassinos, os membros do Estado e dos Três Poderes, que vivem o poder pelo poder, também os ateus e os agnósticos criminosos, e toda a mitologia, que é linda, principalmente a grega, mas que tornou-se religião, para em benefício dos lobos da fé e da política. Lembre-se dos milhões de paradoxos do mundo que se tornaram religião em um livro onde fanáticos e aproveitadores, a Bíblia, pela qual lobos e cordeiros da mesma fé provocam preconceito, guerras, carnificinas e genocídios há mais de 3200 anos, contra "hereges" e contra "pagãos" de outras religiões. Como entender, entre dezenas de milhares de outros paradoxos religiosos, que Abel, indivíduo de fé, tenha sido aquele que foi assassinado e Caim o assassino blindado pelo "Criador do Universos". Tais devaneios influenciam pejorativamente quando se quer transformar as nações em lugar seguros, harmoniosos, progressistas, a caminho de um novo salto quântico e evolutivamente mutante. Grato. Forte abraço.

      Excluir
    3. Caro Luiz, mais uma vez agradeço a Deus pela sua leitura de nosso blog.
      A perfeição de uma pátria não acontece nem mesmos nos países escandinavos que lideram diversos rankings como o IDH, por exemplo como a Suíça. Como nós lacerados por uma política nociva de mais de três décadas podemos exigir "perfeição"? No máximo ela deve ser um norteador do caminho a seguir para próximo dela chegar, mas alcança-la como quem alcança o cume do Everest já é utópico e frustrante.
      Nossa realidade é dura no Brasil. Todos se importam com a Amazônia, morei 8,5 anos em uma vila pertencente a mineração no meio da floresta a 320 km de Manaus, é importante sim, mas estão apenas de olho em seus interesses. Veja se alguém se preocupara com o Semi-Árido nordestino? Veja o mapa da pobreza? Nordeste? Norte? Quantas ONG's estão lá para ajudar pessoas? Quantos países estrangeiros estão lá para defende-los?
      A situação não é somente crítica em nosso país, mais no mundo.
      Sei também dos que mercadejam a fé e dos que buscam seus produtos. Eles não têm conhecido o verdadeiro amor ao próximo.
      Quanto a Abel meu amigo, quando se mata um assassino o número de assassinos não muda. No contexto de salvação do homem, Deus o quer vivo e não morto.
      Por fim, rogo que Deus o abençoe. Meu pedido de fé a Deus é que você seja feliz mesmo em meio a tanta desordem que vê e sente.
      Abraços e a paz.

      Excluir
    4. Agradeço a resposta do amigo. Atenciosamente Luís.

      Excluir
    5. 17.09.2019
      GANGUES DE NOVA YORK (ANO 1840). GANGUES DO BRASIL (ANO 2019). Quem assistiu a narrativa “Gangues de Nova” (2002), que retrata fatos reais, não vai ter dificuldade alguma de traçar um paralelo com as gangues do Brasil, a partir das Diretas-Já, e que está chegando na hora da intervenção militar. Sendo assim, só está faltando a cena em que as Forças Armadas Brasileiras entraram baixando o cacete para acabar com a pouca vergonha “democrática”, a vergonha, o caos, a corrupção, a criminalidade, a impunidade e a total decadência da nação. (L. C. BALREIRA).

      Excluir
  4. 30.01.2020
    ORIGEM DA VIDA NA TERRA QUASE DECIFRADA. SEM CORONAVÍRUS NÃO EXISTIRIAM SERES HUMANOS. Podemos dizer que a vida foi construída a tiros de canhões da boca dos vulcões. Cientistas afirmam que a vida foi forjada na boca de vulcão há cerca de 2,5 bilhões de anos, estão quase que provando esta teoria. As explosões vulcânicas com muito carbono e outros elementos ligados à vida, inclusive a eletricidade, criada em suas chaminés, haja vista que somos feitos também de eletricidade. O DNA primordial foi forjado da mesma forma que a lâmina de uma espada, que precisa ser resfriada na água. Os vulcões forjavam a estrutura básica do DNA que era jogado na água que capturava os outros elementos necessários, como o oxigênio, raro na atmosfera primitiva, mas abundante na água. No oceano ou em lagos e rios, DNA era encapsulado por água vivas primordiais. Outra coisa, que os cientistas estão elucidando é que sem o canibalismo, infecções e invasões entre as células primordiais, que criavam exércitos de ataque e defesa (corrida armamentista primordial) a vida na terra não teria evoluído. Todos os seves vivos seriam gelatinosos, fracos, molengas. Bilhões de anos após os primeiros seres vivos as epidemias e pandemias continuam fortalecendo os seres vivos e realizando a seleção natural e a lei dos mais forte, e também o controle da natalidade, como aconteceu na Europa, por exemplo, dizimada pela peste negra; e agora com o coronavírus. Sem essas invasões territoriais, ou melhor, corporais ou orgânicas de 2,5 bilhões de anos, não haveria fauna como conhecemos hoje. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir