Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 3 de março de 2011

PREOCUPAR-SE COM O INTERESSE DE DEUS, INTERCEDER PELAS PESSOAS E PERDOAR OS QUE SE ARREPENDEM

Quando o povo que fizera sair do Egito se corrompeu e se desviou do caminho que lhe havia ordenado, fazendo para si um bezerro fundido e o adorando, Deus irou-se e quis destruí-lo, dizendo a Moisés que faria dele uma grande nação (Ex 32:9-10).
Arão e todo o povo haviam cometido um grande pecado, mas Moisés se preocupava, em primeiro lugar, com os interesses de Deus, por isso “suplicou ao Senhor, seu Deus, e disse: Por que se acende, Senhor, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão? Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-se deste mal contra o teu povo. Lembra de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, da-la-ei à vossa descendência por herança eternamente” (vs. 11-13).
Moisés não buscou seu próprio benefício, pois se preocupava com o nome do Senhor e com Sua palavra. O coração de Deus foi, assim, compungido pelas palavras de Moisés: “Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo” (v. 14).
Em números 12 vemos outra falha de Arão. Por causa da mulher cuxita que Moisés tomara. Arão e Miriã disseram: “Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós?” (v. 2). Ao dizer isso, eles mostraram o desejo que tinham de tomar o lugar de Moisés. Este, porém, era mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (v. 3). Então o Senhor disse a Moisés, Arão e Miriã: “Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pões à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa” (vs. 4-7).
O Senhor não repreendeu Moisés por ter-se casado com uma mulher cuxita, mas o vindicou, dizendo que ele era fiel em toda a sua casa. Embora falasse com os profetas de várias formas, com Moisés era diferente: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” (v. 8).
Devemos temer criticar ou maldizer os servos do Senhor, pois os que o fazem não conhecem a si mesmos nem ao Senhor. E tudo isso será julgado diante do tribunal de Cristo.
O resultado da atitude de Arão e Miriã foi que esta se achou leprosa e Arão disse a Moisés: “Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos” (v. 11). Moisés era realmente mais manso do que todos os homens na terra, pois, apesar de ter sido criticado, intercedeu a Deus pedindo que curasse Miriã de sua lepra, da qual padeceu ainda por sete dias (vs. 13-14).
Nas duas falhas de Arão, Deus o perdoou. Em nossa experiência, temos de evitar cometer falhas como essas, para que o Senhor não se ire contra nós. Somos responsáveis por cada palavra que falamos, por isso devemos ter o cuidado de não pecar contra o Senhor. As lições de derrota estão registradas na Bíblia para o nosso aprendizado e aperfeiçoamento. Sejamos aqueles que se arrependem e se consagram totalmente ao Senhor. Por outro lado, aprendamos com Moisés a colocar o interesse de Deus em primeiro lugar, interceder pelos que erram e perdoar os que se arrependem.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário