Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 22 de agosto de 2010

RELACIONAMENTO NO TRABALHO


Os fariseus formularam uma pergunta
com a intenção de pegar Jesus desprevenido e de obrigá-lo a dizer que os judeus não deviam obediência a César, chefe do governo romano que dominava a terra deles. Jesus, no entanto, respondeu-lhes com um princípio bíblico que podemos muito bem aplicar ainda hoje à nossa carreira e ao nosso trabalho.

Se consideramos nossos empregadores como "césares" em nossa vida, precisamos reconhecer que, de certa forma, temos obrigações pra com eles, independentemente de sua condição espiritual. Por exemplo, temos a obrigação de trabalhar com afinco (Pv 10.4,26; 15.19). O cristão deve preencher o horário de trabalho com trabalho e não enganar o chefe deixando de cumprir as tarefas e perdendo tempo que não lhe pertence (Ec 9.10; 2Tm 2.15). Não devemos roubar nossos empregadores e fazer todo o possível para cuidar de seus bens - tempo e propriedades (Pv 1.19). Devemos também lealdade ao empregador. O cristão não deve difamar nem fofocar sobre seu chefe (veja Tt 2.3).

Devemos, ainda, tomar a decisão de dar a Deus o que é de Deus. Algumas das coisas que devemos a Deus têm prioridade sobre os nossos "césares". Por exemplo, mesmo que nosso chefe ordene, não podemos agir com desonestidade (Pv 2.12-15; 20.17). Deus exige uma vida íntegra e honesta, e o chefe não tem o direito de pedir ao funcionário que, de alguma maneira, minta ou engane.

Não temos obrigação de participar de qualquer atividade desonrosa (1Co 10.31). Isso abrange reuniões sociais marcadas por conversas lascivas ou comportamento pecaminoso. Nenhum chefe tem o direito de exigir que o funcionário participe de situações sexualmente ou moralmente comprometedoras para manter o emprego.

Ao mesmo tempo que temos a obrigação de preencher o horário de trabalho com honestidade, não devemos ao chefe todo o nosso tempo e energia. O tempo e os recursos que temos pertencem a Deus, e ele espera de nós uma vida equilibrada quanto às nossas prioridades, inclusive ao lar e à família, estabelecidas de acordo com a ordem divina.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário