Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MULHERES E SEUS COMPORTAMENTOS SEGUNDO A BÍBLIA

NOEMI: UMA SOGRA SÁBIA

Durante o período dos juízes, por volta de 1200 a.C. uma grande fome na região de Belém fez com que Elimeleque levasse levasse sua mulher Noemi e seus dois filhos pra os verdes campos de Moabe, a leste do mar Morto. Logo depois de sua chegada, porém, Elimeleque faleceu, restando a Noemi, uma estrangeira, trabalhar numa nação que praticava a poligamia e que adorava ídolos.


Mais tarde, seus dois filhos tomaram para si esposas, Rute e Orfa, perante as quais Noemi continuou a viver uma vida dedicada a Javé. Como viúva e mãe solitária, ela demonstrou força interior; quando seus dois filhos morreram, ela encarou sua miséria com resolução, determinada a voltar para seu lar em Israel. Ela acreditava que Deus a tratara com dureza. Sua vida havia sido cheia de decepções, mas sua fé continuava intacta. Em decorrência disso, insistiu para que suas noras voltassem para a casa de seus pais. As duas resistiram, mas, por fim Orfa, a viúva de Quiliom, voltou. Rute, porém, jurou acompanhar Noemi, renunciando a sua própria família e região. Noemi aprendeu que, mesmo em meio a grande sofrimento e adversidade, Deus é bom e cheio de misericórdia.


Ao voltar para sua terra natal, Noemi, em sua sabedoria, ajudou Rute a adaptar-se a seu novo ambiente e instuiu-a quando a um comportamento apropriado, planejando o contato entre Rute e Boaz, um parente de Elimeleque. Noemi é um exemplo de como Deus trabalha por meio de uma mulher que segue adiante, mesmo em meio a tragédias e provações, usando ativamente de todas as oportunidades que Deus lhe oferece, em lugar de esperar passivamente pelo desenrolar dos acontecimentos. Pelo cuidado providencial de Deus, Boaz concordou em desempenhar o papel de
go'el (heb) ou parente resgatador determinado pela lei judaica, comprando uma propriedade para Noemi e tomando Rute como sua esposa. As bênçãos de Deus sobre seu lar trouxeram um filho, Obede, que foi ancestral do rei Davi e de Jesus Cristo.

Noemi nem sempre reagiu corretamente em seus momentos de aflição. Apesar de reconhecer o agir de Deus em sua vida, nem sempre o julgou corretamente, como na ocasião em que disse ter saído de Belém "ditosa" ou plena. Na verdade, tinha sido o vazio da fome que impulsionara sua família a deixar sua terra natal. Ela continuou sua analogia acusando Deus de trazê-la de volta vazia e, de fato, ela havia perdido o marido e filhos, mas em seu lugar Deus havia lhe dado Rute, uma nora dedicada (Rt 4.15). Ao concentrar-se no aspecto negativo, Noemi tornou-se tão amarga (Rt 1.20), a ponto de não conseguir enxergar o bem e os planos positivos que Deus estava realizando.


Noemi permanece como um,a verdadeira heroína. Sua fé inabalável durante os anos de adversidade e o cuidado para com sua jovem protegida, Rute em meio a circunstâncias difíceis revelam uma mulher de profunda visão espiritual. O resultado de sua sabedoria destaca-se ao longo das Escrituras.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário