Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESTRANHAS FILOSOFIAS

Sabem leitores quantos personagens há na Parábola do Bom Samaritano? Não sabem quantos são, porque não se deram ao trabalho de conta-los. Vamos enumera-los, para ajudar os leitores: a Parábola fala de salteadores, menciona o Sacerdote e o Levita; apresenta o estalajadeiro; a seguir fala do Bom Samaritano, e da vítima que foi assaltada.
Mas o que devemos focalizar aqui, são as estranhas e diferentes filosofias que a Parábola sugere através do comportamento de cada um.
Em primeiro lugar está a filosofia dos salteadores que não faziam segredo de dizer ao assaltado: "O que é nosso é nosso; no caso o que é teu é nosso desde que podemos carrega-lo."
Em segundo lugar está a filosofia do Sacerdote, em tudo igual a do Levita, os quais ao ver o homem caído e espancado, passaram de largo, dizendo então; "O que é nosso é nosso mesmo; vamos conserva-lo, não podemos gasta-lo".
Em terceiro lugar está a filosofia do hospedeiro, que parece mais liberal do que a dos personagens anteriores, mais está contaminada pelo mesmo mal. A filosofia , do hospedeiro é esta: "O que é meu é teu , mais se pagares o preço". Anotem bem como começa e como termina a filosofia do hospedeiro.
Em quarto lugar vem a filosofia despretenciosa do Bom Samaritano, tão rara e desconhecida. A filosofia do Bom Samaritano é esta: "O que é meu é de Deus e vou usa-lo agora para a sua Glória".

Devemos agora olhar para a nossa filosofia de vida e ver a qual das citadas acima nos assemelhamos.
A que mais combina com o dom de Cristo, que é o amor, é a do Bom Samaritano, tomemos cuidado.

Pb. Donizeti ( Um servo de Jesus Cristo à serviço do Reino de Deus.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário