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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Professor da E.B. – Preparo Especializado II

baconavida2. Técnicas didáticas de incentivação

Segundo a pedagoga Irene Mello Carvalho, as técnicas incentivadoras abaixo são as mais utilizadasna sala de aula.

1. Correlação com o real

O professor mostra o quanto sua matéria é importante, relacionando os assuntos ou tarefas propostas a espectos reais da vida. Esta técnica é usada no início e no meio das ativdades. Exemplo: apresentação de um filme, fotografias, gravura; visitas, excursões, etc.

2. Participação ativa

Todo ensino tem de ser ativo e toda aprendizagem não pode deixar de ser ativa, pois ela somente se efetiva pelo esforço pessoal do aprendiz, visto que ninguém pode aprender por alguém. O professor deve solicitar, quer no início, quer no decurso de qualquer atividade, a opinião, a colaboração, a iniciativa, o trabalho do próprio aluno. essa técnica é usada no início e meio.

3. Êxito inicial

O professor deve facilitar por todos os meios possíveis uma perfeita compreensão das idéias expostas e debatidas, prevendo a aplainando as dificuldades que os trabahlos possam apresentar. O aluno que consegue compreender bem o assunto, ou resolver as questões propostas logo no início, sentir-se-á disposto a dar seguimento ao processo de aprendizagem. Essa técnica é usada somente na fase inicial.

4. O insucesso inicial

O insucesso deve ser de cunho passageiro, já que o professor deve orientar o aluno a vencer as dificuldades, tão logo seja possível. É uma técnica incentivadora valiosa quando se trata de assunto aparentemente fácil ou que o aluno supõe já ter dominado suficientemente. O professor deve apresentar  questões um pouco acima da capacidade atual dos alunos, para fazer com que eles sintam a necessidade de estudar o tema que julgam já conhecer ou pensam dominar plenamente. Essa técnica é usada somente no início do processo.

5. Apresentação de tarefas

Consiste em pedir aos alunos que cumpram determinadas tarefas tasi como fazer uma pesquisa, trazer determinado objeto ou realizar alguma atividade em casa com a finalidade de utilizar os resultados dessas ações na próxima aula. São, sem dúvida alguma, excelentes maneiras de incentivar a classe.

6. Atividades socializadas ou trabalhos em grupo

Aqui a potencialidade incentivadora decorre do processo interativo mental e social que serve de base e é estimulante para a maioria das pessoas normais. Exceção: por problemática psicológica ou por características de personalidade alguns preferem estudar e produzir a sós (técnica usada no final).

7. Auto e heterocompetição

O aluno deve ser orientado no sentido de desejar o seu progresso individual, com fundamento na comparação de seus resultados atuais com seu próprio rendimento anterior. Quanto a competição individual, deve ser afastada do quadro escolar pelos seus aspectos deseducativos. A competição entre grupos será usada eventualmente, pois tem muitos aspectos positivos e alguns poucos negativos (técnica usada no final).

OBS.: Todas as técnicas incentivadoras até aqui apresentadas relacionam-se intrinsicamente com a matéria a aprender ou com o método empregado.

8. Interesse pelas resultados da aprendizagem

Trata-se, aqui, do interesse pelas notas ou conceitos que haverão de garantir a aprovação do aluno e consequente promoção de classe.

9. Desejo de corresponder à dedicaçaõ e ao interesse do professor

Apela-se para a sensibilidade do aluno, procurando estabelecer um forte elo afetivo entre professor e aluno, pela demonstração do interesse pessoal por aquele educando e pelos problemas que estão prejudicendo a aprendizagem.

10. Incentivação negativa (Sanções, advertências, notas baixas, reprovação)

O professor mantém seus alunos motivados quando consegue aliar um bom conhecimento da matéria a uma excelente preparação didática. Além disso, é imprescindível ao mestre incentivador, saber escolher métodos didáticos adequados à sua classe e conjugá-los com ótimos recursos audiovisuais. Um professor com essas qualificações não precisa apelar para truques de animação a fim de manter sua classe atenta e interessada. Seus alunos sentem prazer em assistir às suas aulas.

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A próxima é Professo da E.B. – A necessidade da determinação de objetos didáticos

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