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sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Professor da E.B. – Vocação Natural

eleicao01Trata-se de uma tendência fundamental do espírito, uma inclinação preponderante para um determinado tipo de vida e de atividade, em que se encontra plena satisfação e possibilidades de auto-realização. A vocação floresce no cerne da personalidade humana. Para o magistério, revela-se como um conjunto de predisposições temperamentais, preferência afetivas, atitudes e ideias de cultura e de sociabilidade.

a) Sociabilidade

A educação e o ensino são fenômenos de interação psicológica e social. Pessoas egocêntricas, fechadas, incapazes de abrir e manter contatos sociais com certo calor e entusiasmo, não estão tralhadas para a função do magistério. Esta exige comunicabilidade e de dedicação à pessoas dos alunos e aos seus problemas.

b) “Amor paedagogicus”

Significa que o professor deve ir além da simples simpatia e interesse pelos alunos. O mestre vocacionado tem imenso desejo de auxiliar seus pupilos em seus problemas, necessidades e expectativas. Ele desenvolve um puro sentimento de empatia, ou seja, coloca-se no lugar do aluno para sentir o que ele está sentindo, como se estivesse no lugar dele.

c) Apreço e interesse pelos valores da inteligência e da cultura

O professor que realmente tem vocação para o magistério é naturalmente um estudioso, um leitor assíduo, com sede de novos conhecimentos, capaz de se entusiasmar pelo progresso da ciência e da cultura.

O professor que não lança ao labor da pesquisa não pode lecionar de forma relevante. Nunca é suficiente o conhecimento adquirido e acumulado ao longo dos anos. Há sempre alegue precisava ser aprendido, revisado ou revisitado. O professor deve ser um aprendiz.

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Continua, O Professor da E.B. – Aptidões Especificas

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