Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

[Projeto Didásko PORTUGAL] VAMOS TERMINAR A MISSÃO E VOLTAR PARA CASA

AMOS TERMINAR A MISSÃO E VOLTAR PARA CASA
Por Eddie Byun

“Jim Elliot é frequentemente elevado nos círculos cristãos como um verdadeiro herói no mundo das missões, e com razão. Ele resume o que imaginamos quando pensamos em entregar nossas vidas pelo campo missionário – e nos tornarmos mártires por Cristo. Jim, junto com outros quatro, morreu nas mãos de guerreiros tribais no Equador em 1956. Esses guerreiros eram exatamente as pessoas que eles estavam tentando alcançar com o evangelho. Também celebramos a graça de Deus no fruto de suas mortes, pois mais tarde descobrimos que muitos daquela tribo acabaram se tornando crentes.

Mas outra história que amo diz respeito à vida e ao testemunho do irmão de Jim, Bert, que não é muito conhecido, mas que terminou sua corrida tão fielmente quanto seu irmão famoso. Bert e sua esposa Colleen eram estudantes no Multnomah Bible College em 1949, quando foram convidados a se tornar missionários no Peru, muitos anos antes de Jim ir para o Equador. Eles serviram fielmente o povo do Peru por mais de sessenta anos. Em relação ao ministério de Bert, Randy Alcorn diz: ‘Eles podem ter servido a Cristo fielmente longe do radar da igreja, mas não o de Deus’.

Ao falar de seu irmão, Bert disse uma vez: ‘Jim e eu servimos a Cristo, mas de forma diferente. Jim foi um grande meteoro, riscando o céu’. Alcorn seguiu esse comentário dizendo que Bert era uma ‘estrela tênue que se levantava noite após noite, cruzando fielmente o mesmo caminho no céu, para a glória de Deus’.

Alcorn então refletiu sobre a vida de Bert por ele com estas palavras pungentes: ‘No trabalho missionário, o sofrimento às vezes resulta em uma vida curta que culminou no martírio, às vezes em uma longa vida diária de morrer para si mesmo e viver para Cristo. Acredito que a recompensa de Jim Elliot seja considerável, mas não me surpreenderia descobrir que a de Bert e Colleen será ainda maior... Bert e Colleen Elliot viveram uma longa obediência na mesma direção. Quer sigamos a Deus para deixar nosso país ou para ficar aqui, todos nós também somos chamados a uma vida de perseverança fiel, capacitada por Cristo.

Eu amo a história de Bert porque ela me lembra a minha história. A vida simples de obediência motivada pelo amor a Deus. Sua vida não foi aplaudida por multidões. Ele não se tornou um pregador de celebridades. Ele simplesmente seguiu Jesus e compartilhou o evangelho onde quer que Deus o enviasse. Seu objetivo não era a fama, mas a fidelidade. Espero que seja assim que vou terminar também — fiel.

O campo missionário pode ser um lugar solitário. Já ouvi muitos lugares serem chamados de ‘cemitério de missões’. São lugares onde as pessoas chegam com grande zelo pelas nações e grande paixão pelos perdidos, mas depois de anos de dificuldades e seca espiritual, eles voltam para casa derrotados, desanimados e desencorajados. Muitos missionários sentem como se estivessem lutando sozinhos no campo missionário.

Quero mudar isso por meio das orações deste livro. Eu quero ver missionários fortalecidos porque a igreja está ativamente viva em oração intercessória e cuidado compassivo por seus missionários. Eu quero ver as orações aumentarem para o campo missionário a tal ponto em nossa geração que veremos a conclusão da Grande Comissão em nossa vida. Jesus nos disse para orar para que Deus enviasse trabalhadores para seus campos de colheita.

Eu quero ver igrejas orando, jejuando, enviando e apoiando missões, trabalhando mais do que qualquer outra geração fez antes. Quanto mais orações pudermos lançar no campo missionário, maior será a colheita. Jesus diz que há uma correlação direta entre o evangelho alcançando as nações e seu retorno. Porque quero ver Jesus, quero terminar a missão que ele nos deu. Então vamos nos comprometer a orar para que todos os povos do mundo conheçam o nome de Jesus.

Vamos nos comprometer a orar para que nossos missionários permaneçam em Jesus e sejam fiéis até o fim. Vamos terminar a missão e ir para casa.

Igreja, vamos fazer isso.”

Por EDDIE BYUN, no seu livro “Praying for Your Missionary: How Prayers from Home Can Reach the Nations” (“Orando por Seu Missionário: Como as Orações de Casa Podem Alcançar as Nações”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário