Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Das trevas para luz

"sou a luz do mundo."
Jo 9.5b

No momento da criação do homem, o mesmo estava na luz, ou seja, na presença de Deus.

E aqui cabe uma das grandes dualidades do contexto bíblico: luz e trevas.

A luz

Em diversos contextos traz ao leitor das Escrituras a ideia de liberdade, caminho seguro, salvação, morada de Deus, presença de Jesus ou do Espírito Santo.

Todas essas situações justamente apontam para uma vida nessa terra mais próxima de Deus.

As trevas

Ligada a conotação de mal, obscuridade, entenebrecimento, vergonha, ação demoníaca e período onde não há trabalho.

Sendo assim, continuando a história, a Queda do homem no Éden tirou o homem da luz e o imergiu em trevas cada vez mais densas.

Essa trevas foram escurecendo, mas sempre houve lampejos de luz. Deus falou aos pais, falou aos profetas, falou com Israel diversas vez.

A luz veio sobre os homens, mas não permaneceu constantemente.

Daí Jesus predito como "Deus conosco" veio e trouxe a luz de Deus aos homens de maneira definitiva.

Jesus morreu e as expectativas da morte eram que a luz se fosse, mas Jesus não foi parado pela morte. A luz não se apagou.

Ele subiu dias após, mas deixou a promessa da luz agora por forma do Espírito de Deus.

E o Espírito Santo veio, a luz da Igreja agora começa a brilhar de dentro para fora.

Até hoje e até a volta de Cristo essa luz irá brilhar na Igreja, ela é o farol que mundo aponta para os perigos e mostra a direção segura.

Enquanto Cristo estiver na Igreja ela resplandecerá a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário