Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 26 de maio de 2018

Funda

"Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão."
1 Sm 17.50

A funda é uma arma feita de uma tira estreita de couro, alargada no meio, usada para atirar uma pedra longe.

Numa das pontas da tira há uma alça, que é segurada pelo atirador ao girar a funda sobre a cabeça, enquanto que a outra ponta é solta, no momento certo, para lançara pedra.
Jz 20.16 - "Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam."
Ela faz parte da história do povo hebreu desde os primórdios. Assim como os "fundeiros" ou "fundibulários" eram soldados treinados para repelir ataques a distância, eles remontam tanto de épocas e povos onde o arco e flecha não existiam como contra medida aos arqueiros de curta distância.

O escritor romano Vegécio registrou:
"Os recrutas serão ensinados na arte de lançar pedras com ambas as mãos e com a funda. Dizem que os habitantes das Ilhas Baleares são os inventores da funda, e de as administrar com surpreendente destreza, o que se deve à forma como educam suas crianças. As crianças não eram permitidas ter a comida antes que a tivessem golpeado com a funda. Os soldados, mesmo usando suas armaduras defensivas, são mais duramente afetados com as pedras redondas lançadas pelas fundas que por todas as setas do inimigo. As pedras matam, sem mutilar o corpo, provocando uma mortal contusão em que não sabido que os antigos usavam fundíbulos em todas as suas batalhas. É imprescindível instruir todas as tropas, sem exceção, neste exercício, pois a funda não pode ser tida como algo difícil, e é de grande utilidade, especialmente quando devem ocupar lugares pedregosos, ou defender uma montanha ou elevação, e ainda proceder à defesa de um castelo ou cidade."
O lançamento da pedra por Davi contra o gigante e blindado Golias, não fez ele nenhum ato extraordinário e desconhecido. Golias esperava por aquilo, desprezou o fato de ser um garoto com uma funda imaginando que seu armadura e destreza o protegeria.

Sim, o fato da funda em sua primordial ação ter acertado na brecha da armadura é notável. Entretanto, não podemos desprezar o fato de que a ação divina sobre tal seixo lançado contra a robusta fronte do crânio filisteu foi crucial para o desfecho da história bélica israelense contra os filisteus.

Deus atua onde parece menos provável de para nós, mas atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário