Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Os três tempos da Ceia do Senhor

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha."
1 Co 11.26

Assim como a salvação abrange três tempos, em seus diversos aspectos, como por exemplo, regeneração (passado), santificação (presente) e glorificação (futuro), também encontramos três tempos na Ceia do Senhor em 1 Co 11.26:

1) Passado: "anunciais a morte do Senhor" - É digno de nota que as duas ordenanças deixadas pelo Senhor enfatizam a Sua morte: "Cristo a nossa páscoa, foi sacrificado por nós" (1 Co 5.7);

2) Presente: "todas as vezes que comerdes e beberdes" - Lembra continuidade na observância, perseverança na comunhão e constante aviso sobre a Igreja cumprir sua missão em "anunciar a morte do Senhor";

3) Futuro: "até que venha" - É o aspecto futuro (escatológico) da Ceia do Senhor. É a antecipação do banquete messiânico que reunirá pessoas de todas as nações, tribos, povos línguas para participar das Bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9).

Existem na atualidade alguns que se dizem cristãos por frequentarem alguma igreja de cunho cristão, mas não respeitam ou valorizam o rito da Ceia do Senhor.

Não fazem questão de participarem por não verem utilidade para tal; outros participam da Ceia como se fosse uma refeição qualquer.

O cristão que não valoriza e não se interessa por participar da Ceia do Senhor o que fará quando Cristo vier buscar a Igreja para as Bodas do Cordeiro, onde acontecerá a Grande Ceia? Onde ele estará?

O cristão que vai a Ceia sem se preocupar com o Senhor da Ceia, comete erro grave como um convidado que não respeita o anfitrião em sua festa.

Valorizar e respeitar a Ceia do Senhor demonstra a maturidade espiritual do cristão e o seu preparo e anseio para ir aos céus com Cristo cear.

Fontes:
FERREIRA, Abner de Cássio. Lição 8 - A ordenança da Ceia do Senhor: Os três tempos da Ceia do Senhor. In: FERREIRA, Abner de Cássio (Org.). Revista de Escola Bíblica Dominical. 4º Trimestre de 2017. ed. Rio de Janeiro: Betel Editora, 2017. cap. 8, p. 50-50.
BÍBLIA Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário