Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

O que significa Integridade?

A integridade refere-se à retidão, à imparcialidade (que julga desapaixonadamente; reto; justo; não coloca sua opinião à própria conveniência, Sl 92.12); à higidez  (sadio: são) moral e a uma vida espiritual da mais pura qualidade, que evita e foge da corrupção.

Essa palavra advém do latim, integritas, que quer dizer "inteireza física, inteireza moral". A raiz da palavra é interger, que significa "inteiro completo, perfeito".
Mt 5.48 - "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus"
Lc 6.40 - "O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre"
Temos a palavra grega - aphtroria - honestidade, gravidade, incorruptibilidade, santidade, que é uma virtude que deve ser própria de líderes das igrejas cristãs.

A integridade envolve a honestidade (dignidade; probabilidade; decência; pureza), que é uma palavra que vêm do latim honos ou honor, que significa "honra", "honroso", "distinção". A forma adjetiva honestus tem como significado "honroso", "de boa reputação" (At 6.3); "glorioso", "excelente", "digno de ser honrado". No grego kalós (bom), que pode ser traduzido por "honesto".

Esse vocábulo grego significa "livre de defeitos", "belo", "nobre". Aquele que é honesto, possui um bom e nobre caráter, isento dos defeitos que enfeiaram o seu caráter.

Um homem honesto é aquele que é justo, equitativo, digno de confiança, não fraudulento. Caracteriza-se pela franqueza, pelo respeito ao próximo, e pela sua veracidade. As pessoas desonestas são enganadoras, falsas, infiéis, desleais, fraudulentas, hipócritas, mentirosas e sem escrúpulos.
1 Pe 2.12 - "Tendo o vosso viver honesto entre os gentios..."
1 Tm 2.2 - "... em toda a piedade e honestidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário