Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 30 de julho de 2017

Devocional do Dia - A falta de Liderança

"E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel. Também os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José. Faleceu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim."
Js 24.29-33

No final do Livro de Josué vemos o efeito dá falta de uma liderança permanente.

O povo que teve Moisés, Arão, Josué e Eleazar agora estava sem um líder de mesma expressão. O povo logo tornou-se infiel a Deus, esqueceram-se do que o SENHOR havia feito desde o Egito e foram adorar outros Deus.

A figura do líder-mor é o ponto de equilíbrio, veja Moisés, Deus quis destruir todo o povo por sua incredulidade. Moisés intercedeu pelo povo, Deus o ouviu. Josué, quantas vezes chamou o povo a pelejar e o povo foi por ver em sua liderança o Espírito do SENHOR.

Se nós com liderança, termos em nossa vida a presença de Deus, jamais o povo sob nós se perderá. O povo de Israel só voltou a ter um líder fixo em Saul aproximadamente 356 anos depois (!) no período chamado de Monarquia Unida.

O líder em uma equipe sempre será importante, se você lidera lidere com amor. Se você é liderado obedeça com amor.

Na ordem certa a benção de Deus desce.

Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário