Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

MULHERES DA BÍBLIA



VASTI

Referências Bíblicas: Ester 1; 2:1; 4:17

Significado do Nome: Linda. 

Deve ter sido ela uma das mais belas mulheres do rei Assuero, que pensou tanto nos encantos físicos de sua esposa que embriagado em um banquete queria exibir sua beleza pois "realmente era muito formosa".

Vasti era uma princesa persa de nascimento , e possuía junto com seu porte real, uma extraordinária e frágil beleza. 

Ainda que seu esposo era um rei "que reinou sobre cento e vinte e sete províncias que se estendiam desde a Índia até Cus", sua auto estima e elevado caráter significavam mais para ela que que o vasto reino de seu esposo. 

Em vez de satisfazer a vaidade e sensualidade dos bêbados, ela sacrificou valentemente um reino. 

Em vez de baixar a bandeira da modéstia feminina, Vasti aceitou a desgraça e a destruição. 

A única verdadeira soberana naquela corte de bêbados era a mulher que se negou a exibir-se, ainda que ordenada pelo rei.

A desobediência de Vasti fez com que o rei se aborrecesse com ela. 

Ninguém, especialmente uma mulher, havia se atrevido a humilhar a ele cuja palavra era lei em seu reino. 

Esta humilhação não teve outro resultado senão a emissão do decreto: "que Vasti nunca mais volte a apresentar-se ante sua majestade". 

Esta destituição também significava o divórcio, não somente de seu esposo, mas também da vida e do luxo que ela estava acostumada.


Desta forma em meio a trágica escuridão, a rainha Vasti, que foi rainha mais por esta atitude negativa, desaparece como uma sombra resplandecente. 

Os sábios, astrólogos da corte e príncipes concordaram com a decisão do rei  em que o único castigo apropriado para tal delito era afastar Vasti do palácio. 

Eles sabiam a valente posição de Vasti podia incitar as outras mulheres a desobediência aos seus senhores feudais, assim que o decreto, tão absurdo como real, foi emitido. 

"Todas as mulheres respeitariam a seus esposos, desde o mais importante até o menos importante".


Como a lei persa uma vez decretada não poderia ser revogada, Assuero, já sóbrio e provavelmente arrependido de sua ira impulsiva não podia restituir a Vasti, assim escolheu a Ester para substituir a sua rainha. 

É muito provável que "Vasti seguisse vivendo na família real, despojada de sua realeza mas com sua própriá integridade vestida de púrpura". 

Ao entregar a coroa de rainha da Persa, Vasti colocou uma outra coroa, isto é, a coroa da feminilidade exaltada. 



Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário