Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

AJUSTIFICAÇÃO

A Justificação




Final: Justificação da Vida

É no capítulo 5 da Epístola de Romanos que encontramos esta interessantíssima expressão: "justificação de vida" (ver. 13). 

Neste capítulo, do versículo 12 em diante, são-nos apresentados, em contraste um com o outro, Adão e Cristo, e os resultados dos atos de ambos.

Adão, a cabeça da raça humana, pecou, e pelo pecado entrou a no mundo, e a morte passou por todos os homens; assim pois vemos que o efeito do seu ato se estende a todos os que são identificados com ele como pertencendo a raça humana. 

Esta é, em poucas palavras, a história do primeiro homem, que andou na desobediência, e de quem lemos: "pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores".

Porém, graças a Deus, podemos fitar os olhos num outro Homem, que andou na obediência, e que consumou a obediência indo à cruz - sofrendo a morte, - e do fruto de cujo atos lemos: "Também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida".

Bendito seja Deus, este outro Homem, Jesus Cristo, está diante d'Ele agora, o primogênito dentre os mortos, o princípio de uma nova criação, e todos que são identificados com Ele participam dos vastos resultados de seu feito sobre a cruz, - têem a "justificação de vida".

Resumindo o que fica dito, temos:
  1. Deus como nosso Justificador. - "É Deus quem os justifica" (Rm 8.33)
  2. A base judicial da nossa justificação diante de Deus. - "Justificados pelo Seu sangue" (Rm 5.9)
  3. O princípio por meio do qual Deus opera em nossa justificação. - "Justificados pela graça" (Rm 3.24)
  4. O princípio por meio do qual recebemos a justificação. "Justificado pela fé" (Rm 3.28)
  5. O princípio por meio do qual mostramos a nossa fé e somos justificados diante dos homens. -"Justificado pelas obras" (Tg 2.24)
  6. A justificação de Vida. "Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 5.18 e 8.1)
Pb. Donizete (Um Servo do Senhor Jesus a serviço do Reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário