Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

USOS ECOSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


Agricultura cananita.

Não havia tal regularidade ou certeza em Canaã; o sucesso da agricultura neste país não dependia só das cheias dos grandes rios, mas também das chuvas de inverno, que variavam de ano para ano e na conservação da agua.

Moisés advertiu o povo judeu de que o clima era incerto e que sua segurança estava em Deus, que provia as chuvas anuais (Dt 11.16 e 17).

As chuvas eram tão incertas que a religião cananita se baseava numa forma de magia que assegurava a fertilidade do solo.

Baal era um deus da tempestade( veja Dt 11.16 e 17).

Os suprimentos de agua caprichosos não eram as únicas coisas que tornavam a agricultura cananita incerta.

Os ventos quentes do deserto, vindos do sudeste secavam tudo que crescia (Jn 4.8; Lc 12.55).Outro problema sério eram os gafanhotos, uma grande variedades deles que enxameavam aos milhares ( veja Jz 6.5; 7.12) e comiam tudo que fosse verde em seu caminho.

Há uma descrição terrível de uma praga de gafanhotos em Joel 2.
Eles atacaram o Egito motivados pala frase"Deixa o meu povo ir" (Ex 10.13 e 15).

Quando os gafanhotos chegaram parecia um exército vingador (Pv 30.27), embora se mantivessem nas sebes nos dias frios (Na 3.17).

A erosão era outro problema, as chuvas de inverno tendiam a levar a cobertura do solo montanha a baixo, onde muros de retenção tinham que ser contruido.

A agricultura começou quando o homem primitivo viu que em vez de colher cereais e vegetais silvestres, era possível colher sementes e planta-las num lugar determinado.

Os primeiros lugares determinados para as safras eram aqueles onde cresciam as variedades silvestres , em pontos bem irrigados e drenados, com calor e sol adequados.

Só com o desenvolvimento dos implementos agrícolas e com a técnica de irrigação é que a agricultura começou a avançar.



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário