Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 15 de setembro de 2012

A Purificação do Templo

“E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas”

Evangelho Segundo Mateus 21.12

Segue o comentário bíblico da Bíblia de Estudo King James Atualizada sobre o respectivo versículo. Ao ler este comentário pude ver o panorama de um sociedade que compra e vende o que não tem preço, mas tem um valor inestimável.

Dc. Jonathas Januário Pereira

________________________________________________________________________

ataqueO termo grego original (to hieron), que significa “o templo”, indica toda a área sobre o monte Moirá, ocupada pelos diversos recintos e a corte do templo. No domingo, após a entrada triunfal, Jesus continua sua obra de purificação da Casa do Senhor, iniciada três anos antes (Jo 2.14). Uma atitude para demonstrar o quanto os judeus haviam ofendido ao Senhor, permitindo que seus corações fossem corrompidos pela ganância, dominados pelo pecado, e faltos de amor sincero para com Deus e com seu próximo.

Isso ocorre infelizmente ainda hoje em alguns templos cristãos, e entre seus membros. Jesus citou as Sagradas Escrituras, usando, da versão Septuaginta (AT em grego), os textos de Is 56.7 com Jr 7.11.

As ofertas, taxas e compras de animais para sacrifícios no templo só podiam ser pagas com moedas hebraicas (siclo hebreu), pois as demais moedas eram cunhadas com a imagem de divindades pagãs ou do imperador, considerado pelos romanos e outros gentios com um deus.

Entretanto, esse serviço de troca de moedas (câmbio), compra e venda de animais, e produtos para os sacrifícios, deveria ser realizado com dignidade, no “grande átrio exterior dos gentios”, um espaço reservado para essas atividades com mais de 50.000m².

Todavia, os cambistas estavam explorando os romeiros que vinham de muito longe e com dinheiro gentio para ofertar e sacrificar no templo. Além disso, a venda dos animais cultualmente aceitáveis transformara-se apenas em lucrativo comércio, tanto que a área antes reservada já não comportava os estandes de vendas e haviam invadido até o recinto sagrado. Vários sacerdotes lideravam a corrupção institucionalizada no templo, posto que ao receberem os animais para holocausto, em vez de efetuarem o ritual do sacrifício, matavam apenas alguns deles, e repassavam todos os demais para comerciantes fraudulentos, que revendiam sucessivas vezes.

________________________________________________________________________

Vigiemos irmãos por que muitos têm feito comércio com o que é santo, no lugar santo.

Oremos para que o Senhor nos ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário