Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Teologia, explicando a ciência 5

muro5. RESUMO HISTÓRICO DA TEOLOGIA

Para que lográssemos alcançar o atual estádio de sistematização da Doutrina Cristã. fez-se mister que muitos doutores e mestres se empenhassem nesta lida e se sacrificassem por este ministério. Desde os pais da Igreja, aos teólogos e mestres atuais, muito chão foi palmilhado; muito mistério, percorrido. Eles não se limitaram a fazer a história da Teologia; participaram do relato heroico e triunfal da fé que, uma vez por todas, foi confiada aos santos.

5.1 O Período Primitivo

Em consequência das perseguições deflagradas contra a Igreja, os teólogos e doutores dos primeiros séculos mui pouco puderam fazer para erigir num sistema as verdades cristãs. Alguns deles, como Tertuliano e Justino, o Mártir, ocuparam-se em fazer a apologia dos cristãos ante as autoridades de Roma. Além de auxiliarem a Igreja a superar os traumas dos constantes martírios, tiveram de lutar contra o paganismo e as heresias. Mas nem por isso deixaram eles de produzir obras de excelência. A primeira tentativa de sistematizar a Doutrina Cristã foi empreendida por Orígenes (185-254) em seus Princípios Introdutórios. Depois, veio Agostinho (354-430). Embora suas obras não constituam um sistema rigoroso, são um edifício devocional de tal monta que, passados todos esses séculos, ainda nos alimentam a alma. O sistema mais completo do período foi erigido por João Damasceno (700-760). O seu Sumário de Fé Ortodoxa é considerado a primeira Teologia Sistemática propriamente dita. Damasceno é o maior teólogo da Igreja Católica Grega.

5.2 Idade Média

Passar-se-iam mais sete séculos até que a doutrina cristã começasse a ser devidamente sistematizada. A tarefa prosseguira com os escolásticos. Utilizando-se dos princípios cultivados por Aristóteles, foram erguendo com paciente meticulosidade o edifício da Dogmática Cristã. Destacam-se neste período os nomes de Anselmo, Abelardo, Pedro Lombardo e Tomás de Aquino. Em seus Quatro Livros, Pedro Lombardo cita metódica e persistentemente os escritos de Agostinho e de outros grandes teólogos. A obra foi usada como livro-texto por mais de 500 anos. Mas foi com Tomás de Aquino que a Teologia Escolástica alcançou o apogeu. A Suma Teológica, um dos maiores monumentos da Doutrina Cristã, seria adotada como o pensamento oficial da Igreja Católica. Morto embora aos 50 anos, Aquino deixou uma obra inigualável tanto no campo da Teologia quanto no da Filosofia.

5.3 Período da Reforma

Marcada por controvérsias e grandes disputas esta época viu surgir dois grandes sistemas teológicos. Se os católicos optaram pela Suma Teológica de Aquino, os protestantes resolveram adotar o Credo de Nicéia e a doutrina de Agostinho referente ao pecado e a graça. Rejeitando a autoridade das tradições, elegeram a Bíblia como a sua única regra de fé e conduta. Um dos maiores teólogos do período foi Felipe Melanchton. Sua Loci Communes, publicada em 1521, teve tamanho sucesso que, ainda no período de vida do autor, alcançaria ela oitenta edições. A obra porém que mais se destacou foram as Institutas da religião Cristã de João Calvino. Publicada em 1536, é essencialmente trinitariana e procura ressaltar a soberania de Deus. É um dos livros de maior influência da história da Igreja Cristã. Entre os católicos, o teólogo de maior relevância foi Belarmino. Notável escritor e consumado artista da palavra, obras de inigualável valor tanto doutrinário quanto estilístico.

5.4 Período Confessional

Este período, que abrange os séculos XVII e XVIII, marca o aparecimento de grandes sistemas teológicos e admiráveis dogmáticas. Os escolásticos protestantes, seguindo os católicos medievos, empenharam-se ao máximo em apresentar um completo ordenamento das doutrinas da Reforma Protestante a fim de que a Igreja se mantivesse imuno às influências à Palavra de Deus. Não obstante, faltou muito pouco para que os herdeiros espirituais de Lutero não substituíssem a Bíblia por tradições meramente humanas. Corria-se o risco de se considerar s credos e artigos de fé luteranos e calvinistas como superiores à Palavra de Deus.

5.5 Período Moderno

As Teologias Sistemáticas, como hoje as conhecemos, começaram a surgir a partir de 1800. Elas são produzidas por várias escolas: a) Escola de Schleiermacher – enfatiza a consciência como o fator predominante da fé cristã; b) Escola Racionalista – coloca a ênfase sobre a razão; foi profundamente influenciada pelos alemães; c) Escola de Mediação – essencialmente evangélica, procurava adequar-se aos tempos modernos; d) Escola de Rischl – além de aceitar o Cristo histórico, reconhecia a Bíblia apenas como um mero registro da revelação. A Igreja Metodista passou a elaborar suas doutrinas a partir dos escritos de John Wesley. Os calvinistas foram representados por Jonathan Edwards, Timóteo Dwight e Charles Finney. Os batistas, por seu turno, teriam em Strong o seu mais ilustre representante. Aliás sua Teologia Sistemática continua a ser a melhor já produzida. Entre os pentecostais, podemos destacar Myer Pearlman e Stanley Horton. Este aliás, vem sendo considerado um dos maiores pensadores cristãos da atualidade.

Fonte: Dicionário Teológico Edição Revista e Ampliada, CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário