Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rebeldia

rebeldiaSignificado de Rebeldia - Ato de rebelar-se; não-conformidade, reação.

Fig. Oposição, resistência, birra, teimosia.

O PROBLEMA DA REBELDIA

Leitura bíblica: Números 12.1-16

Por que não temeram criticar meu servo Moisés? (Nm 12.8b)

Quem acompanha a trajetória da vida de Miriã, observa desde sua infância uma pessoa de uma inteligência sagaz e sensível. Ela teve um papel importantíssimo na preservação da vida do recém-nascido Moisés. Miriã foi à guardiã do bercinho flutuante onde estava o rechonchudo e sadio bebê Moisés.

Quando a filha de Faraó descobre tratar-se de uma criança hebreia, Miriã aparece, sugerindo: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?" (Êx 2.7) Esta palavra, dita no momento certo, trouxe para o pequeno Moisés o carinho sem par de sua própria mãe, que o instruiu no patriotismo e no temor do Deus verdadeiro.

Mais tarde vemos Miriã conduzindo um coro de mulheres em um cântico triunfal após a passagem do Mar Vermelho. A Bíblia retrata Miriã como musicista, cantora e profetisa. Apesar de tudo isso, num momento de descuido espiritual, foi seduzida pelo inimigo a criticar o seu irmão Moisés, o líder a quem Deus escolhera.

Diante desse deslize recebeu o juízo de Deus, contraindo lepra e sendo obrigada a ficar pelo menos sete dias fora do acampamento de Israel.

Se há uma coisa que Deus abomina na vida de uma pessoa é a atitude de rebeldia e suas manifestações. Observe o que diz a Bíblia acerca da rebeldia: "A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria" (1Sm 15.23a).

Que todos nós possamos aprender a respeitar as autoridades colocadas por Deus acima de nós. Deus, sendo a autoridade máxima, deseja que aprendamos a respeitar as autoridades e a obedecer-lhes, para que, na última instância, obedeçamos também ao próprio Deus.

Rebelião resulta em rejeição por parte de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário