Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 5 de junho de 2012

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


CASAS RICAS

A diferença entre as casas dos ricos e dos pobres está na provisão de um pátio. No nível mais baixo isso era simplesmente um cercado acrescentado à casa. Mas o pátio fazia diferenças imediatas. Os animais podiam ser mantidos fora de casa, a comida feita num canto e não havia problemas de segurança quando ao acesso ao teto, visto que a escada para ele ficaria dentro do pátio. As janelas podiam abrir-se para ele a fim de entrar mais luz, e a porta do cercado podia ser mantida sempre fechada. Uma cisterna se tornava então uma possibilidade.

As pessoas mais ricas construíram dois ou três aposentos ao redor do pátio, e às vezes até um segundo andar (2Rs 4.10; Mc 14.12-16; At 9.36-41). Era uma casa afastada e ao mesmo tempo aberta para o céu - uma volta à experiência seminômade da época de Abraão.

Os que eram realmente abonados podiam acrescentar pátios com construções ao seu redor, colocando uma entrada em um dos aposentos originais da casa. Pilares suportavam as vigas de teto, a fim de aumentar o tamanho do aposento. Os pilares eram construídos paralelos às paredes dos prédios, a fim de construir colunatas ou varandas caso desejado. Decorações eram acrescentadas na forma de lintéis esculpidos, capitéis e bases de batentes. As paredes poder ser de gesso e decoradas, e os pisos cobertos de ladrilhos e, mais tarde, mosaicos de seixo e ladrilhos cortados. Os pátios podiam ser até transformados em jardins.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário