Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 2 de junho de 2012

SATANÁS - O ADVERSÁRIO


"Satanás" (heb., lit. "o adversário") é referido como "o Satanás", indicando um  título mais do que um nome pessoal. Apenas raramente ele é identificado por esse nome no Antigo Testamento (v. 6; 1Cr 21.1; Zc 3.1-2).

No Antigo Testamento, Satanás procurou fazer aflorar o que havia de pior na humanidade. Seu caráter de agressivo tentador dos seres humanos e de oponente odiado de Deus é desenvolvido ainda mais no Novo Testamento. Satanás revelou sua ousadia em seu discurso a Deus e em sua malevolência ao atribuir a Jó motivações perversas. Como um ser criado, Satanás náo é onipotente, oniscinte nem onipresente. Apesar de seus poderes seres estensos e impressionantes, ele age apenas com a permissão de Deus, que coloca sobre ele limites definidos. Satanás está sempre subordinado a Deus e, no final, será derrotado. Ele percorre a Terra como espião de um rei em busca de súditos desleais (Jó 1.7). Contudo, o crente não precisa temer Satanás (veja 2Cr 16.9).

A ação contra Jó foi atribuída à mão de Deus, que a permitiu, mesmo sendo Satanás quem a concretizou (Jó 1.11). Assim, em última instância, o Senhor foi responsável por aquilo que aconteceu a Jó. Esse fato confirmou que o domínio de Deus se estendia sobre Satanás e sobre os anjos caídos. Não há nada que Satanás possa fazer que esteja fora do domínio de Deus. O Deus da Bíblia é claramente o incomparável, inigualável, insuperável Criador, soberano sobre toda a sua criação. Satanás reconheceu a soberania de Deus com suas próprias palavras (v. 10).

Deus deu a Satanás poder (lit. "em sua mão", comparar com Jó 2.6). sobre Jó com um propósito, mas o poder de Satanás e seu agir eram limitados por Deus (Jó 1.12). A intenção de Satanás é provar a falta de caráter. Assim, a tentação tem potencial para produzir efeitos positivos ou negativos, dependendo da maneira que se reage a ela. De qualquer modo, o Senhor promete que os crentes não serão tentados além daquilo que podem suportar (1Co 10.13; comparar com Rm 8.28).


Fonte: "A Bíblia do Mulher" - editora MC e SBB, pág. 642;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário