Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 22 de maio de 2012

SABEDORIA - TEMOR DO SENHOR


Sabedoria é o processo de discernimento no qual as escolhas são balanceadas e as alternativas, julgadas. Para o piedoso, escolhas sempre devem ser feitas em sintonia com os propósitos e desígnios de Deus.

No Antigo Testamento, a sabedoria tinha vários aspectos, desde a descrição de habilidades artísticas(Ex 36.1-3) e conhecimento de questões financeiros (Pv 8.18-21) até a capacidade de discernir sobre a verdade. As sabedoria é vista como bastante pratica quanto à sua aplicação. Ela advém da adoração reverencial para com Deus e do profundo respeito à Palavra dele (Pv 1.7;2.6). A pessoa sábia é, repetidamente, descrita como alguém que reconhece, confia e se entrega ao superior entendimento de Deus. Decisões sábias são aquelas que tomamos para preservar a pessoa de tudo o que é ímpio e perverso (Pv 2.7-9,12).

A literatura especifica sobre a sabedoria na Bíblia - Joó, Provérbios, Eclesiastes e Salmos selecionados - contém passagens que oferecem conselhos práticos e observações a respeito dos resultados entre escolhas sábias e tolas. No Livro de Provérbios, a sabedoria é retratada como uma mulher (Pv 1; 8-9). A Sabedoria implora e suplica por mulheres e homens que escolham o caminho que conduz à saúde e à vida, ao temor do Senhor, que traz proposito e significado para a vida e desenvolvimento de um vivo relacionamento com Deus. A esposa-esposo; mãe-filho; filha-pais; amigo-amigo; padrão-empregado; e próximo-próximo.

A sabedoria para o crente é o conhecimento da vontade de Deus, que permite viver uma vida que seja agradável ao Senhor (Cl 1.9-10). A sabedoria se torna evidente quando uma pessoa vive uma vida marcada por pureza, paz, gentileza, espírito conciliatório, misericórdia e "bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tg 3.17).

Por meio das Escrituras é que o Senhor é que dá sabedoria liberalmente e sem reprovação para todos os que a pedem (Tg 1.5-6). Em outras palavras, se nós pedimos ao Senhor com fé que ele nos mostre o que fazer, o que falar e como viver, poderemos contar com ele, que nos revelará a resposta.


Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB, pág. 1578;




Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário