AMNON

Ele nasceu logo depois de Davi tornar-se rei de Israel, em cerca de 1000 a.C. Sua mãe era Ainoã, uma mulher de Jezreel e umas das primeiras esposas de Davi.
Sabemos pouco a respeito de Amnon, exceto que ele estava obcecado pelo desejo que sentia por sua meia-irmã, Tamar, filha de Davi com outra mulher. Amnon, fingindo estar doente, enganou Tamar para que entrasse em seu quarto para cuidar dele e, depois, a estuprou (2Sm 13). Davi ficou enfurecido quando ficou sabendo do incidente, mas não fez nada para punir Amnon. A pedido de Tamar, ele pediu que Amnon se casasse com ela para restaurar a honra da moça- naquela época, casamento entre meio-irmãos ainda não era proibido. Depois do estupro, entretanto, Amnon sentiu repulsa por Tamar e ameaçou matá-la como uma proscrita.
Absalão, irmão dela por parte de mãe e de pai, ficou enfurecido e juro vingar-se de Amnon. Dois anos depois do estupro, enquanto Amnon estava bebendo em uma festa da tosquia, Absalão finalmente teve sua chance de matá-lo. Em meio à farra, Absalão o matou. Isso fez com que Absalão (o terceiro filho de Davi, a quem orei amava, embora esse amor não fosse recíproco) passasse a ser herdeiro do trono.
A falha de Davi em punir Amnon, bem com seu caso com Bate-Seba, indubitavelmente contribuíram para que Absalão odiasse o pai. Esse ódio, por fim, levou-o à rebelião e à morte.
Há um erro nesta postagem,o adultério de Davi com Bate-Seba,foi antes de amnon estuprar Tamar.
ResponderExcluir