Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS


ANANIAS DE DAMASCO

Paulo de Tarso era um perseguidor infatigável dos cristãos primitivos. Ele trabalhava sob o comando da hierarquia do templo. Quando estava a caminho de Damasco para perseguir a igreja de lá, ele teve uma visão de Cristo. Converteu-se à fé, mas ficou cego. Seus companheiros o levaram a Damasco, para a "rua chamada Direita".

Em Damasco, havia um judeu chamado Ananias (At 9.10 em diante). Ele foi descrito como "discípulo", mas o termo específico usado é māthētēs, o que, em geral, deixa implícito um recém-convertido, e não um seguidor já bem estabelecido na fé. É bem possível que Ananias estivesse em Damasco como refugiado porque ele, obviamente, conhecia a reputação de Saulo com perseguidor e o temia. Fugitivos de Jerusalém muitas vezes iam para Damasco, e Saulo, provavelmente, estava a caminho dessa cidade para pegar os cristãos que fugiram de sua perseguição.

Deus disse a Ananias, em sonho, que ele deveria ir até Saulo, na rua chamada Direita, para dar-lhe as boas-vindas na comunhão cristã. Ele venceu seu medo e foi encontrar-se Saulo, impondo as mãos sobre ele e curando-o da cegueira. Ele o aceitou no "Caminho" (como os cristãos referiam a si mesmos na época) e explicou-lhe o sentido de sua experiência na estrada para Damasco. Saulo foi imediatamente batizado e saiu para pregar o evangelho, usando seu nome latino, Paulo.

Não se sabe nado sobre Ananias, exceto por essa breve aparição, mas o cristianismo sempre se lembrará dele de forma honrosa por esse grande ato.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário