Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DEUS É DIFERENTE DE NÓS

Jonas: o profeta nacionalista!

Jonas é um dos profetas escolhidos pelo Senhor que muito me chama atenção sobre a realidade social e política que vivia em Israel.

O nacionalismo imperava em uma nação onde homens e mulheres não mais alcançavam a condição de classe média, apenas alguns eram conhecidos como ricos e a maioria vivia na pobreza.

Era tempo de crise, e Israel constantemente tornava-se alvo de nações que desejavam dominá-los, pois sempre foi cobiçada por seus inimigos.

A situação do povo não era das melhores, muitos se apostatavam da fé, tanto quanto aos ninivitas que viviam em idolatrias, que habitavam na capital da Assíria.

Nesta história que é marcada por preleções que diretamente fazem referências a desobediência de Jonas, intrigou-me ao verificar quanto peso, não somente de responsabilidade, Jonas tinha em seus ombros.

Nínive, que se localizava na Assíria, era a capital do principal inimigo de Israel.

O poderio de Israel estava sob constante confronto e amedrontamento; por mais que a nação tivesse grandes exércitos e armamentos, ainda assim, a Assíria representava-se como um grande oponente.

Jonas, em primeiro caso, resistiu à ordem de Deus, pois como poderia querer bem um povo que desejava o fim de sua nação?

Obedecendo ao Ide, mas em direção oposta ao que Deus lhe havia ordenado, entrou em um navio que ia em direção a Tarsis; que no contexto global de que tinha conhecimento era o lugar mais longe da atualidade.

Jonas foi chamado a pregar, anunciar e exortar a um povo que confrontava todas suas ideologias políticas.

O porquê de Deus não ter ordenado que a exortação fosse a Israel, era de que o Senhor queria quebrar os paradigmas e ideologias incutidas na mente daquele hebreu, o fazendo entender que a todos Deus destina salvação.

Muitas vezes Deus nos chama a fazermos e agirmos de maneira totalmente contrária às nossas convicções.

Entramos em barcos que nos levam para longe, mas o mar e o vento contra nós se levantam.

Obedeçamos a Deus e deixemos nossas diferenças, preguemos o evangelho, anunciemos a palavra a todos os povos, línguas, tribos e etnias, pois esta é nossa missão.


Calebe Ibaldo Moreno

Departamento de Comunicação GMUH

Pb Donizeti - Um servo do Senhor Jesus a serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário