Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 24 de abril de 2010

PROVISÃO DE DEUS

Deus, às vezes, pede coisas de nós que revelam verdades que, de outra forma, não seriam vistas. À viúva pobre com dois filhos para cuidar Deus pediu o que havia na casa. Embora a resposta dela tenha sido que não tinha "nada em casa, senão uma botija de azeite" (2Rs 4.2), ela foi tocada pelo Deus vivo naquele ponto decisivo de sua vida. Como a viúva, quando já não mais há mais nada, os filhos de Deus sempre têm o óleo do Espírito dentro de si (1Co 3.16-17), que deve ser usado apenas sob a orientação explícita dele (1Co 6.19-20).

Quando Eliseu pediu à viúva que tomasse uma atitude para atender às suas necessidades, não há dúvida de que ele renovou a esperança no coração dela (2Rs 4.3). Deus, em nenhuma circunstância, jamais deixa seus filhos sem recursos. Talvez a resposta não seja a esperada, mas, se estiver em sintonia com o coração de Deus, a mulher cristã entenderá que ele está provisionando para o bem dela e para sua glória (Jr 29.11; Fp 4.19).

As viúvas sem meios para se manter tornaram-se responsabilidade de todo o povo, como os levitas, estrangeiros e órfãos (Dt 14.29). O conceito de cuidado das viúvas foi prontamente adotado pela Igreja Primitiva. Paulo deu conselhos específicos a Timóteo a respeito da definição e cuidado das viúvas (1Tm 5.3-16).

As viúvas enfrentam desafios intermináveis. Ao confiar no caráter de Deus e ao determinar que se tornarão cada vez mais semelhantes a ele, sua vida se transformará para sempre. A viúva a quem Deus enviou Elias jamais hesitou nem questionou os pedidos pouco comuns do profeta. Ela ouviu atentamente (2Rs 4.5), lembrou suas instruções e imediatamente "partiu dele" e pôs-se a trabalhar com afinco, pois sabia que se tratava do plano de Deus para ela. Possuía todo o recurso de que precisava: a presença de Deus em seu interior (veja Fp 4.13). As viúvas e todas as mulheres têm o mesmo poder à disposição, quando enfrentam a complexidade de um mundo em constante transformação.

Todos na Igreja são chamados a cuidar das viúvas - tanto material quanto espiritualmente (At 6.1). A Igreja deve proteger as que não têm sustento e cuidar delas, proporcionando-lhes alegria e passando tempo com elas. Como parte de atitude de servir às viúvas, deve haver empenho em incluí-las em todas as atividades da Igreja e em convidá-las a participar das celebrações da família da Igreja.


Fonte: "A Bíblia da Mulher" / editora SBB e MC - pág. 961;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário