Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR (lições bíblicas 2° trimestre Jeremias)


INTRODUÇÃO
Somos dotados pela capacidade de lamentar. Lamentamos escolhas erradas, oportunidades perdidas, decisões impróprias e etc. Lamentar não é pecado, Jesus lamentou: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste” (Mt 27.37). Davi lamentou a morte de Absalão (2Sm 18.33) temos diversos lamentos em todo a Bíblia.
O LAMENTO DE JEREMIAS
Jeremias lamenta o caminho que Israel estava trilhando. O lamento de Jeremias era duplo, primeiro por seu povo não dar ouvidos à sua repreensão, quanto aos pecados cometidos contra Deus. Segundo porque o profeta enxergava o juízo de Deus contra Israel. "Uma flecha mortífera é a Língua deles; fala engano, com a sua boca fala cada um de paz com o Seu Companheiro, Mas no seu interior ciladas arma-lhe. Porventura por estas coisas não os visitaria? Diz o Senhor; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta?" (Jr 9.8-9).
O lamento de Jeremias representa o lamento de Deus. Assim como Jeremias chorava pelos pecados e as conseqüências sobre Israel, Jesus chorou por Jerusalém ter desprezado seu ministério. "E Jesus, Saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não tem pastor” (Mc 16.34).Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, enquanto a multidão cantava Hosana, Hosana, “E, quando ia chegando, vendo a cidade, ele chorou sobre ela” (Lc 19.41). Chorou porque a mesma multidão que cantava Hosana, logo, logo gritaria: Crucifica-o, crucifica-o. A cegueira espiritual ante a desobediência é mesmo lamentável. A falta de discernimento espiritual, a percepção dos modismos, a invasão das heresias nestes dias, é lastimável.
leia todo o texto em
Ev Geziel Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário