Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Conhecer para entender, entender para ensinar na EBD

"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;"
Rm 12.7

A Escola Bíblica Dominical, ou como carinhosamente os crentes chamam "EBD" pode ser chamada de "a maior escola do mundo".

Cabe aos que nela ministram as aulas o entendimento sobre:

  • O texto - O que será lido como base, com linha a ser seguida em todo o decorrer do ensino. Esse texto de referência será a estaca de amarração para todos os assuntos.

  • O contexto - Saber sobre o que acontecia no período que o texto foi escrito é de vital importância para o entendimento de expressões idiomáticas que fazem total sentido para os ouvintes do diretos das Escrituras, mas que para nós pode parecer vago. Entender como funcionava o mundo, quais eram suas leis, costumes dos povos antigos, sua forma de ver o mundo e como encaravam a divindade.

  • A geografia - Como fazer os alunos compreenderem o que é o deserto se, o professor, primeiro não for até ele? Árvores, frutos, rios, montanhas, estações e todo tipo de informação que possa caracterizar uma época ou lugar. Existem textos bíblicos que sem o conhecimento da geografia do local perdem boa parte da ênfase textual do ensino. E, também estão inclusos aqui o conhecimento de topografia e mapas dos locais das narrativas.

  • A geopolítica - Pode até parecer desnecessário, mas tanto AT como NT são recheados de relações diplomáticas entre opressores e opressos. Entre impérios e vassalos. Ente vitórias e derrotas, sem tal conhecimento como pode ser compreendido o desmembramento de um império em quatro ou a dinâmica imperial dos cinco grandes impérios descritos na Bíblia.

  • Unidades de medida - O côvado, o palmo, o estádio e o tiro de pedra são unidades de medida de comprimento. Todavia, as Escrituras narram unidades de volume, comprimento, monetárias entre outras. Todas elas são essências para que possamos "melhor visualizar" o que estava acontecendo em cada contexto que elas estão inseridas.

É muito conteúdo para ser adquirido. Entretanto, ele não conseguirá também ser absorvido de uma só vez, pois, o conhecimento de algo sem a relação com o mundo a volta não oferece seu máximo esplendor.

Quando progressivamente vamos aprendendo, vamos fazendo ligações entre nomes e lugares, unidades e eventos, com isso, o aumento do que é concebido como conhecimento é muito maior.

O importante é que o que ministra dedique-se a aprender cada vez mais e orando, cada vez menos se fie apenas em seu conhecimento, mas que também deixe o Espírito Santo ensinar o que os livros jamais discernirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário