Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Tem sempre alguém que tenta...

"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."
Jd 3,4

Talvez você já tenha ouvido falar de heresias inúmeras vezes, discursos, pregações e estudos, mas qual a razão dessa recorrência?

Se observarmos as Escrituras, todas as vezes que irmãos são alertados, não sobre um perigo que "virá", mas de um que já "veio" contra Igreja.

Talvez a pessoa ou emissor da heresia ainda não tenha chegado, mas a introdução dela já.

E o principal aviso é pelo fato de que "mercados só existem por causa dos consumidores".

O problema não está somente naquele que traz dentro de si a heresia, mas também naqueles que estão ávidos para consumi-la, transformá-la em lei régia em suas vidas.

Esses tais já não eram cristãos antes, eles estavam apenas esperando algo que lhes fosse de desculpa para que sua carnalidade fosse ampara por algo.

Existem irmãos nossos que são frágeis na fé? Sim.

Existem irmãos nossos que são frágeis por não lerem as Escrituras? Sim.

Existem irmãos nossos que são frágeis por não lerem as Escrituras por saber que elas pregarão contra suas condutas pecaminosas? SIM!

O grande mal do homem é querer conformar a Palavra do Senhor ao mundo e não o homem se conformar a Palavra.

Conformar é "tomar a forma de", sendo assim, vivem "cortando" esse ou aquele pedaço das Escrituras para que ela "caiba" em seu gosto pessoal.

Paulo é bem enfático na Carta aos Romanos ao dizer "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." [Rm 12.2].

Se uma heresia parece fazer sentido par nós é porquê ela já está dentro de nosso coração em alguma escala e isso deve soar como alerta.

Apenas um tipo de pessoa é vítima da heresia, e esse tipo é o que não conhece NADA das Escrituras.

Todos os demais não são vítimas, pois uma vez conhecendo as Escrituras a opção de contradize-las é pessoal e racional.

Assim como "toda oferta é regida pela procura", a fama e extensão de uma heresia é de mesma forma baseada pela procura dos homens por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário