
Ef 5.15
Néscio
"Característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência. Sujeito ignorante, estúpido, incompetente, incoerente."
Sábio
"Indivíduo que sabe em excesso; quem tem grandes e intensos conhecimentos; erudito: os sete sábios da Grécia. Aquele que tem conhecimento em certa área; especialista: sábio em ciências. Sujeito que age ou se expressa com moral e razão, com senso e equilíbrio; sensato: sábias palavras, sábias medidas. Filósofo, pensador que se destaca dos demais pelo seu excesso de conhecimento, pela sua experiência de vida e por viver de modo irrepreensível. Que expressa erudição, excesso de conhecimento, sensatez e equilíbrio: professor sábio."
-----------------------------
A nossa conduta aqui apontada por Paulo é no tocante nossa postura em testemunho. Isso não está relacionado com problemas psicológicos ou qualquer outra faceta do id, ego e superego.
Paulo fala com cristãos conscientes e entendidos que eles são de Cristo, que suas ações devem corroborar com o testemunho de postura e sabedoria que compete para alguém que é nascido de novo.
O andar "como néscios" tem a ver com não ponderar os efeitos que suas atitudes podem causar para si, para os outros e para a própria "imagem" do Evangelho na comunidade em que está inserido.
O Evangelho não é manchado por nossa ações, ele é imaculado. Contudo, o que acontece é que localmente as pessoas associam como é a vida das pessoas com o como é a Igreja que elas frequentam.
Precisamos andar com sabedoria, ponderando nossas atitudes, palavras e pensamentos, e tudo o que estiver ao nosso redor expressará a sabedoria que vem de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário