Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Não caia no engano

"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo."
1 Jo 4.2,3

Há um fenômeno no meio evangélico em alguns ramos do pentecostalismo e neo pentecostalismo, onde as pessoas criaram a "terceirização das revelações e profecias". Vou explicar.

Amparados em versículos fora de contexto, muitos estão se auto-proclamando "profetas de Deus". Esclarecendo, em Mt 11.13 há uma referência ao ministério de João Batista como o último da antiga aliança.

Acabou ali o ofício profético do qual temos grandes homens entre os homens (Hb 1.1), não tem esse negócio que criaram por aí de "profeta fulano", "profeta beltrano", e entre outros dentro da Dispensação da Graça.


João Batista foi o ultimo de ministério e ofício profético reconhecido inclusive por Cristo. A profecia no ministério no NT é de uso esporádico e para edificação da Igreja.


O dom de profecia é cedido a todo o que buscar de intimidade e comunhão suficientes para tal uso por Deus. E convenhamos que até a profecia no NT é diferente da do AT.

Todo o cristão é usado em "profecia" quando diz que Jesus vai voltar e buscar sua Igreja. Você é um profeta!

Veja o texto abaixo, que foi dado como revelação a Moisés.
Dt 18.18-22 - "Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."
No grifo vemos uma questão interessante a todo o que se intitula "profeta" conforme a antiga aliança.

Quem fala o que não vem de Deus deve morrer por mentir em ser suas palavras a voz de Deus. Será que eles leram essa parte da Bíblia?

Deus cobra duramente do que Ele mesmo escolhe para anunciar algo de Sua parte aos homens. Assim como Ele concede poder, Ele cobra a autoria da mensagem.

O grande problema ao final de tudo é que ao "terceirizar" os oráculos de Deus a outros, por não querer orar por si só, muitos caem em todo o tipo de "profetada" que tem por aí.

A única revelação que precisamos já está escrita e se chama Bíblia Sagrada. Nela há tudo o que precisamos saber para nossa vida aqui na terra e no céu que virá.

Cuidado com os "profetas de araque" que tem aparecido por aí, enganando os incautos e desconhecidos do conteúdo bíblico, levando o dinheiro de muitos embora com promessa de coisas que eles não podem garantir nem para suas próprias vidas.

Provemos primeiro se o que nos disserem, até por que Deus ainda fala, é de Deus através de:
1. Estar conforme o contexto da revelação bíblica.
2. Pelo conhecimento de fatos que só Deus poderia saber.
3. Pelo cumprimento da promessa, o crivo que já atesta os outros dois.
Leia a Bíblia e entenda o que é profecia para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário