Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Demônio

"E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal."
Lc 4.33-35

Para os pagãos a expressão "demônio", significa apenas "um ser sobrenatural", que podia ser "bom" ou "mau".

Lucas, quis que os gentios compreendessem corretamente e deixa claro que esse era mesmo um espírito maligno.

Esses demônios, ao se incorporarem a uma pessoa, podiam provocar distúrbios mentais (Jo 10.20), atitudes violentas (Lc 8.26-29), doenças e enfermidades físicas diversas (Lc 13.11,16) e a própria rebelião contra Deus (Ap 16.14).

A caracterização da ação de um espírito mal é demonstrada pelas atitudes e Lucas foi bem enfático nos detalhes, assim como os demais textos citados.

Uma vez que ações espirituais da parte de Deus são descritas como anjos, como teofanias (manifestações presenciais de Deus) ou como cristofanias (manifestações presenciais atribuídas a Cristo, tanto no AT como no NT).

Fontes:
Novo Testamento King James: Edição de Estudo. Comitê Internacional e permanente de tradução e revisão da Bíblia King James. 1. ed. São Caetano do Sul: Abba Press, 2007. 151 p.
BÍBLIA Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário