Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vitupério, o que é?

"E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério."
Hebreus 6.6

Vitupério é:
Proferir ofensas e insultos contra; ofender; expressar descontentamento; não aprovar ou censurar; repreender; agir com desdém em relação a; menosprezar.
Etimologia (origem da palavra vituperar): do latim vituperare.
Cristo foi colocado em situação de vitupério quando ia de julgamento em julgamento, quando ia por Jerusalém fazendo o hoje chamado caminho da Via Dolorosa.

Ali Ele foi exposto a todo o desprezo e escarnio da população hierosolimitana, a qual ele tanto amava.

Em Hebreus, o autor afirma que o que conhece a graça e a abandona ou vive por escolha o pecado expõe Jesus de novo ao vitupério, fazem escandá-lo vir sobre si.

Vigiemos para não expormos Cristo ao vitupério por nossa culpa.

Vigiemos.
________________

Glossário
Hierosolimitana - Gentílico de Jerusalém, pode ser chamado de hierosolimita, hierosolimitano.
Latim - A língua latina ou latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno da cidade de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa Ocidental, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica Romana. Através da Igreja Católica, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Por ser uma língua altamente flexiva e sintética, a sua sintaxe (ordem das palavras) é, em alguma medida, variável, se comparada com a de idiomas analíticos como o português, embora em prosa os romanos tendessem a preferir a ordem SOV. A sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. O alfabeto latino, derivado dos alfabetos etrusco e grego (por sua vez, derivados do alfabeto fenício), continua a ser o mais amplamente usado no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário