Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Li e achei bom compartilhar

6 tipos de mentirosos identificados em 1 João

Primeiro João identifica seis tipos de mentirosos.

1. Pessoas que afirmam ter comunhão com Jesus, mas andam nas trevas (1.6). Efésios 5.6-16 explica o contraste entre a escuridão mundana e a luz cristã.

2. As pessoas que afirmam que não pecaram (1.10), porque algumas ações estão relacionados de acordo com os padrões de cultura.

3. Pessoas que dizem conhecer Jesus, mas não obedecem a Ele (2.4). Jesus diz amor = obediência (Jo 14.21; 15.10).

4. Pessoas que pretendem andar na luz ao mesmo tempo em que odeiam seus irmãos (2.9, 4.20) . Se não podemos amar cristãos de diferentes origens, denominações, raças e culturas, não conhecemos a Cristo.

5. Pessoas que dizem amar a Deus mas realmente amam o mundo (2.15). Só há espaço para um mestre em nossas vidas (Mt 6.24).

6. As pessoas que negam Jesus é o Cristo, ou seja, o Messias, Deus Encarnado (2.22). A maior mentira de todas!

Os cinco primeiros mentirosos que João descreve são “ervas daninhas” na igreja: pessoas que afirmam ter comunhão com Jesus, alegando andar na Luz, alegando não ter pecado, alegando amar a Deus.

A Bíblia nos dá uma história excelente que ilustra as palavras de João:
"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro." Mateus 13.24-30.
Acho interessante que Jesus diz que arrancar as ervas daninhas pode arrancar parte do trigo. Pense nas maneiras que as ervas daninhas danificam um jardim saudável. Como pode um cristão com um desejo genuíno de seguir a Cristo crescer com as ervas daninhas sem se corromper?

A resposta pode ser encontrada na carta de Paulo para Timóteo:
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." 2 Timóteo 3.1-5
Fonte:
https://bibliacomentada.com.br/index.php/6-tipos-de-mentirosos-identificados-em-1-joao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário