Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O que é um Discípulo?

Traduziu-se para o grego mathetes - "alguém em treinamento" - um "aprendiz" - a palavra discípulo que Jesus usou. Mas treinado para quê?

a) Para estar envolvido de maneira contínua com a Palavra de Deus.

Jo 8.31 - "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos"

b) Para amar ao seu próximo.

Jo 13.34-35 - "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

c) Para dar frutos permanentemente em união com Cristo.

Jo 15.4-5 - "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

d) Para negar-se a si mesmo.

Mt 16.24 - "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me"

e) Para abandonar tudo e segui-lo.

Lc 9.57-62 - "E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário