Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Teologia, explicando a ciência 2

até q pt-2. DEFINIÇÃO

A palavra Teologia é formada por dois vocábulos gregos: Theos, Deus + logia, estudo. Etimologicamente, Teologia significa estudo ou discurso racional sobre Deus.

Com o passar dos tempos, a definição foi tornando-se mais específica. Samuel Wakefield assim a conceitua: “É aquela ciência que trata da existência, do caráter, e dos atributos de Deus”. Já Charles Hodge escreve: “Teologia é a apresentação dos fatos da Escritura na sua ordem própria e em relação com os princípios ou verdades gerais envolvidas nos mesmos fatos que impregnam e harmonizam o todo”. O ilustre metodista Willian Burton afirmou que a Teologia é “a ciência de deus e das coisas divinas, baseada na revelação feita ao homem por meio de Jesus Cristo e sistematicamente em seus vários aspectos no âmbito da Igreja Cristã.

3. AS DIVISÕES DA TEOLOGIA

A Teologia, como toda ciência devidamente ordenada e metódica, também possui suas divisões. Tradicionalmente, cem ela sendo disposta em quatro partes distintas, mas intimamente interligadas: Teologia Sistemática, Teologia Bíblica, Teologia Histórica e Teologia Prática.

3.1 Teologia Sistemática

É a apresentação das verdades encontradas na Bíblia Sagrada acerca do Único e Verdadeiro Deus e de seu amoroso e redentivo relacionamento com a humanidade, num sistema de prime pela ordenação, método e lógica. Além de sua matéria-prima, que é a Palavra de Deus, a Teologia Sistemática lança mão dos recursos de outras ciências na elaboração e construção de seu arcabouço: Filosofia, História, Psicologia, Ética, etc. O objetivo da Teologia Sistemática é facilitar a compreensão e promover a aplicação prática das doutrinas que se encontram nas Sagradas Escrituras. Via de regra, a Teologia Sistemática subdivide-se em ética, dogmática e polêmica.

3.2 Teologia Bíblica

É a apresentação das verdades como se encontram na Bíblia Sagrada. Seu objetivo é descobrir o que realmente disseram os profetas, os apóstolos e o Cristo. A Teologia Bíblica divide-se em Teologia do Antigo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

3.3 Teologia Histórica

É a apresentação cronologica das verdades bíblicas, visando mostrar o seu desenvolvimento progressivo e a sua influência sobre as duas comunidades de fé das Sagradas Escrituras: Israel e a Igreja. A Teologia Histórica sia ainda comparar os diversos credos, artigos de fé e dogmáticas da Igreja Cristã para aferir suas diferenças, buscando sempre sua harmonia com a Palavra de Deus.

3.4 Teologia Prática

É a parte da Teologia que tem por objetivo induzir o crente a aplicar, em seu viver diário, os princípios que se encontram nas Sagradas Escrituras. A fim de lograr seus intentos, a Teologia Prática utiliza-se da Homilética e da Teologia Pastoral.

Continua …

Nenhum comentário:

Postar um comentário