Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 29 de março de 2012

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

A FAMÍLIA; Nome

O ato de dar um nome à criança acompanhava geralmente o da circuncisão. Isso aconteceu no caso de Jesus (Lc 2.21). Os nomes tinham normalmente um significado na família e é interessante examinar esses significados quando se encontram à margem da Bíblia. O nascimento e o nome eram tão importantes que o nome do pais muitas vezes mudavam. Os pais passavam a ser chamados de "pai de x" e "mãe de y".

A mãe permanecia em casa depois do nascimento: sete dias para um menino e quatorze para uma menina. Trinta e três dias depois (66 no caso de uma menina) ela estava pronta para fazer as ofertas costumeiras. Um pombo ou uma rola eram geralmente oferecidos como uma oferta pelos pecados para reconciliar a mulher com Deus (Lv 12). Quando a pessoa era pobre, outro pombo podia substituir o cordeiro. A oferta pelo pecado parece ter indicado que a mulher estava ritualmente impura, como durante a sua menstruação (Lv 15.19-24). A impureza ritual não era contaminação por causa do nascimento, mas um meio de proteger a mulher das relações sexuais em períodos de fraqueza e possível constrangimento.

No caso de um primeiro filho, era necessário pagar cinco ciclos em dinheiro como resgate, pois todos os primogênitos pertenciam a Deus desde o dia da preservação do primogênitos judeus na primeira Páscoa (Nm 18.15,16).

As crianças eram geralmente amamentadas pela mãe (ou, se necessário, por uma ama), e isso quase sempre durante vários anos (veja 1 Sm 1.24; Sl 131.2; Mc 7.27). Havia uma celebração no dia em que a criança era desmamada (Gn 21.8).



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário