Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 7 de março de 2012

A IGREJA É O TEMPO PARA AMADURECIMENTO
Lauro Gimenes
Disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16:24)
Ao nascer de Deus, recebemos uma Nova vida, a vida divina (Jo 3:3). Esse é o início de nossa trajetória cristã, nossa entrada no reino de Deus como filhinhos. Para herdarmos o reino dos céus na condição de filhos adultos, a nova vida gerada em nosso interior precisa crescer e amadurecer, transformando nossa alma (Fp 2:12). O problema é que a vida natural da alma ainda ocupa grande parte de nosso ser, impedindo o crescimento da vida de Deus. Como resultado, ainda somos governados pela vida natural, que é independente de Deus, não cedendo espaço para a vida divina crescer.
Para avançarmos em nossa carreira cristã, enfatizamos o que realmente é importante do pondo de vista do Senhor, e não do nosso. Por exemplo, tempos atrás, nossa prática na vida da igreja era segundo as muitas verdades concernentes à igreja, tais como sua base, unidade, administração em uma cidade etc. Essas verdades têm sua importância, porém não são o foco da igreja.
Ao nos voltarmos à Palavra, percebemos que, segundo Mateus 16, após revelar Sua igreja, o foco na vida da igreja é negar a nós mesmos para seguir o Senhor. O Senhor Jesus apontou a prática mais importante e necessária na igreja: negar a vida da alma e tomar a cruz, para haver o crescimento de vida. Se formos fiéis em praticar dessa forma, temos as chaves do reino (v. 19) e estamos seguindo o Senhor em realidade.
Podemos conhecer muito as verdades bíblicas acerca da igreja, contudo, para seguir o Senhor Jesus, é mais importante praticar o que Ele enfatizou. Nesse sentido, a prática se revela muito simples, pois diz respeito a seguir o Senhor, negando o ego. O ego é constituído da vida da alma com nossas próprias opiniões. Se o mantivermos intocado dentro de nós, estaremos cultivando um grande obstáculo para o crescimento da vida de Deus. Quando, porém, restringirmos o ego e renunciamos a ele, cedemos espaço para que a via divina cresça e nos capacite a seguir o Senhor.
Na Palavra, o Senhor nos apresentou a igreja de maneira simples e prática. A igreja é um ambiente onde podemos seguir o Senhor ao permitir que a vida de Deus ganhe espaço na alma. Em contrapartida, negamos o ego e eliminamos sua influência sobre nós. Nessa perspectiva, não precisamos ficar tristes quando nos referimos a negar a vida da alma. Na verdade, negar o ego é um acontecimento positivo, porque possibilita que Deus ganhe espaço para habitar em nós e liberdade para nos governar, suprindo-nos amplamente com a entrada no reino (2Pe 1:11).
Há um período de tempo determinado para a igreja, que se iniciou com os apóstolos e terminará ao fim da presente era. Precisamos despertar para esse fato, pois o tempo disponível para crescermos na vida de Deus é limitado. Hoje precisamos remir o tempo (Ef 16:16) e nos preparar para reinar com o Senhor no mundo que há de vir. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário