Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 3/8

Critérios para a seleção dos recursos didáticos

calvin&harodotira51Seria fácil selecionar recursos se as pessoas tivessem os mesmos objetivos e as mesmas experiências. Entretanto, sabemos que em um mesma classe há diferenças significativas entre os estudantes. Logo, um recurso didático idêntico, único, como o quadro-de-giz, por exemplo, pode não ter o mesmo valor para alunos de diferentes faixas etárias.

Não se deve utilizar qualquer recurso didático sem um planejamento. É necessário, antes, adequar e preparar o ambiente.

Para crianças de pouca idade, aconselha-se a utilização de cartazes, flanelógrafo, quadro de pregas, quadro didático etc., apresentando figuras de traçado simples e coloridas, com poucos detalhes; material que a criança possa manipular como peças para montar, quebra-cabeça ou jogos didáticos. Evite material de projeção.

Para adolescentes, a variação pode ocorrer desde o quadro-de-giz até os audiovisuais mais sofisticados e as programações escritas ou eletrônicas.

Depois que o professor definir a função eminentemente ativa dos recursos no processo da aprendizagem, deverá ater-se à seguinte sequencia operacional:

a) Selecionar e analisar cuidadosamente o material

Tendo sempre em vista os objetivos a serem atingidos e considerando que nenhum recurso pode ser utilizado sem o estudo cuidadoso do momento adequado de sua aplicação. Neste ponto, o mestre deverá fazer alguns questionamentos: O recurso que pretendo utilizar é realmente bom? Contribui para atingir o objetivo visado? O que ficará na mente do meu aluno? Apenas o objeto? A figura? a Imagem? Ou a mensagem?

b) Estabelecer uma ordem de prioridade e relacionamento entre os recursos

Evitando que eles se transformem em um mero mostruário, desvinculado dos objetivos reais da dinâmica da aprendizagem;

c)Aproveitar todas as possibilidades didáticas dos recursos

Eles devem ser utilizados como estímulos ao pensamento do aluno, induzindo-o a estabelecer as relações e implicações daquilo que lhe é mostrado, dito ou demonstrado;

d) Apresentar os recursos de maneira clara, simples e acessível ao aluno

Visando fundamentalmente dar a ele condições de desenvolver sua capacidade de compreensão, interpretação e aplicação, evitando, assim símbolos confusos e deformações artificiais.

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 4/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário