Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O que é um "Filactério"?

Os filactérios ou tefilins eram pequenos rolos ou caixinhas de couro que os judeus religiosos usavam presos à testa, perto do coração, e no braço direito.
Essas pequenas cápsulas continham quatro passagens da Torah:
  1. Êx 13.1-10
  2. Êx 13.11-16
  3. Dt 6.4-9
  4. Dt 11.13-21
O erro
Com o passar do tempo, os judeus começaram a respeitar e honrar esses pequenos recipientes, tanto quanto as Escrituras, e seu tamanho era considerado um sinal de zelo espiritual de quem os ostentava.
Os fariseus acreditavam que o próprio Deus usava filactérios. Por isso, eram considerados como amuletos de boa sorte e proteção contra o mal.

Extraído da Bíblia King James Atualizada de Estudo, KJA, pág 64 e 65

Por Dc. Jonathas Januário Pereira

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Graça e Paz à todos. Eu gostaria de contribuir com esta postagem e dizer que até hoje muitos judeus utilizam este objeto criado pelo homem à partir da Palavra de D'us que diz: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
    Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas." (Palavras ou Deuteronômio 6:6-9).
    Obs.: Como sempre o homem inventando jeitinhos para segurar outro homem ao seu grupo, como hoje em dia existem: Os lenços, os chaveiros de tijolinho, a gravata do Pastor, as imagens de esculturas, as chaves pra campanha da casa própria, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc... ... e mais etc.
    Espero ter contribuído com os criadores deste blog e seus leitores.

    ResponderExcluir
  3. Cada religião com o seu costume... Porém não somos nós, meros mortais a questionar e julgar religões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do posicionamento do Gustavo Oliveira,e, não vejo ele de forma nenhuna julgando religião ,sim pontuando as várias manifestações de crendices e idolatrias que tem infiltrado nas igrejas,querendo tomar pra si o lugar de Deus,pois querem só as bençãos,mas não o dono da benção, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Portanto senhor Bruno Euzebio,vejo que é você que está julgando de forma equívoca o senhor Gustavo Oliveira,desconhecendo realmente o que se tratar o assunto em questão.

      Excluir
  4. eu penso ,que devemos sim examinar as escrituras. porque uma vez assim fazendo , acharemos respostas para hás nossas duvida, e temos como saber quem esta errado ou certo. isto sob o ponto de vista da palavra de Deus . espero ter ajudado paz !

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com gustavo,as igrejas hodiernas vivem a inventar novidades e misticismo na tentativa de agariar homens(mulheres )para a sua denominação então inventam as mais loucas peripécias.e alem do mais não devemos fazer parte de uma instituição reliosa sincréticas.

    ResponderExcluir
  6. Religiosidade, teligiosidade... a diferença das igrejas que fazem campanha de fé para os que praticam FILACTÉRIOS é a seguinte:
    -Campanha de fé - Pede-se a Deus, em nome de Jesus, que conssagre determinado objeto; e que quando este objeto adentrar a casa, a empresa, tocar um enfermo, etc, o mal que, por ventura, estiver lá, bata em retirada; na proxima reunião honra-se a Deus pelos milagres obtiddos e parte-se para novos desafios de fé. Trata-se de um ato de fé Como dizem as Escrituras: "tudo é puro para os puros, mas para os de coração malicioso..." e mais " tudo o que é de boa fama, tudo o que é honesto... e se algum louvor houver, nisto pensai.
    FILACTÉRIO - Pratica-se as mesmas coisas todos os dias. Como diz as Escrituras: uns julgam iguais todos os dias e outros fazem diferença entre dias" e mais "quem é você para julgar o servo aheio" uns tem fé só para comer legumes e outros comem de tudo.
    ONDE VOCÊ SE ENQUADRA?
    -

    ResponderExcluir