Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

LIÇÃO 7 - LIVRO DE ROMANOS

“Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações”. (Romanos 1:9, 10)



ORAR!


A Epístola aos Romanos fala do evangelho e daquele que prega o evangelho. Paulo foi especialmente chamado para servir a Deus. Ele disse a Timóteo que Deus o havia considerado fiel, designando-o para o ministério (2 Tm 1:12). Por isso, ele foi chamado para ser apóstolo. Devemos almejar um dia receber um chamamento especial do Senhor, para servi-Lo de modo específico e absoluto. Isso depende exclusivamente de nossa fidelidade em servi-Lo hoje, nas oportunidades que Ele soberana e amorosamente nos preparou.

Como já vimos, apóstolo significa enviado. Isso não é um título a ser alcançado, mas uma função decorrente do chamamento e do enviar de Deus. O apóstolo é, primeiramente, um servo de Jesus Cristo. Não desejamos, portanto, a posição ou o título de apóstolo, mas queremos o apostolado, a função. Se tivermos essa função, Deus nos separará para o evangelho.

Receber o apostolado não depende de nossas qualificações, mas é uma questão de graça (Rm 1:5). A graça foi concedida a cada um segundo a proporção do dom de Cristo (Ef 4:7); ou seja, por usarmos o dom que recebemos de Deus, esse dom pode tornar-se ministério.

Como devemos usar o dom que nos foi dado por Deus ou, em outras palavras, como devemos servir a Deus? Em nosso espírito (Rm 1:9). Não servimos segundo a carne ou segundo nossos pensamentos, mas segundo o espírito. O serviço de Caim, por exemplo, foi rejeitado por Deus, porque Caim serviu à sua própria maneira, de acordo com seus conceitos, segundo sua carne. Um dia ouvi de um pastor: “A minha igreja tem que ter a minha cara!”. Amados, se desejamos servir a Deus, precisamos aprender a usar nosso espírito.

Paulo não era alguém que apenas fazia coisas para Deus, mas era alguém que constantemente orava (v. 9). Isso é fundamental. Antes de sairmos para pregar o evangelho precisamos orar, e orar incessantemente. Por sermos cristãos, precisamos ser pessoas que oram a todo tempo. Paulo era alguém assim, a ponto de dizer que Deus era testemunha de suas orações (vs. 9, 10).

Paulo tinha um profundo encargo pelos romanos, por isso orava constantemente, pedindo a Deus uma oportunidade para ir a Roma. Paulo poderia ter simplesmente ido a Roma, já que seu interesse era louvável, mas ele não fez isso; antes, orou. Precisamos aprender isto: mesmo que tenhamos um claro sentimento em nosso espírito por determinada coisa, não podemos agir precipitadamente; antes, precisamos orar e orar, até que Deus nos envie. Então, nós vamos.

Paulo orou muito tempo a fim de ir à Roma. Deus o atendeu, mas não como ele esperava: Paulo esteve em Roma como prisioneiro. Deus tem Sua vontade e Seu tempo de agir; de nossa parte, devemos orar e aguardar. Amém.

Um comentário:

  1. Que o Senhor o abençoe muito Missionário Lauro. Que Ele continue lhe revelando palavras profundas vindas do Seu Trono.
    Paz.

    Rute

    ResponderExcluir