Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Estudo 4 - Livro de Romanos

O MISTÉRIO
Paulo louvava a Deus que era poderoso para confirmar os romanos segundo o seu (de Paulo) evangelho (Rm 16:25). A apresentação do evangelho salva aqueles que o recebem, bem como confirma quem o apresenta. Isso ocorre porque o evangelho não é apenas uma mensagem ou uma doutrina, mas é uma Pessoa. Ao pregarmos o evangelho nós estamos levando uma Pessoa viva para dentro dos homens por meio da palavra que falamos. O evangelho não pode ser mera apresentação de informações sobre Jesus Cristo, antes, precisa ser o testemunho de nosso próprio relacionamento com essa Pessoa maravilhosa. Por isso, Cristo, que é o evangelho, é o poder de Deus para apresentarmos o evangelho.
Isso era um mistério, que permaneceu oculto por séculos. Em Efésios 3, Paulo refere-se a ele como o mistério da vontade de Deus. Paulo conhecia profunda e claramento o mistério de Deus, que é Cristo (Cl 2:2) e O apresentava como o evangelho. Em Efésios 3, Paulo também fala do mistério de Cristo, que é a igreja, e a igreja também tem um mistério, que é Deus manifestado na carne (1 Tm 3:15). Mas o grande mistério é Cristo e a igreja (Ef 3).
Isso significa que ao recebermos o evangelho, conhecemos o mistério de Deus, que é Cristo. Depois disso, o mistério de Cristo, a igreja, é nos revelado e passamos a vivê-lo. Desse modo, desfrutamos Cristo e a igreja, e nela vivemos até sermos definitivamente conduzidos à glória. Aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário