Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Uma unidade indivisível

"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
1 Pe 2.24

O apóstolo Pedro fazendo menção ao texto do profeta messiânico Isaías e, em específico o capítulo 53, que apresenta essa "faceta" sacrifical do futuro salvador de Israel e de todo o mundo.

Vemos gerações após gerações vivendo o cumprimento das profecias dadas anteriormente, pregando e vivendo sob a sombra das Escrituras.

Jesus por diversas vezes citou e pregou os profetas, tanto sobre o Si como sobre o fim de todas as coisas.

Paulo fez isso inúmeras vezes, João também atrela a figura do Messias ao que foi dito e com Pedro não é menos.

As Escrituras são um contexto único, indivisível, uno em sua formação.

Não existem discordâncias, não existem sobreposições contraditórias por mais que tentem achar.

Se fosse encontrado algo que viesse nesse sentido a própria questão da fé seria desacreditada assim como, a própria figura de Deus.

A infalibilidade das Escrituras está atrelada a figura de quem a inspirou e nesse caso é o Espírito de Deus.

Elas funcionam em partes, mas nunca sem contradizerem o todo.

Veja que, heresias são geradas quando é isolado "esse ou aquele" texto que mais "agrade" determinado grupo. Daí é gerado sobre ele toda uma "doutrina espúria" carregada de contradições em relação ao todo das Escrituras e a pregação de Cristo.

O Salmo 23.1 é extremamente edificador, mas sem relaciona-lo com a estrutura que as Escrituras apresentam é possível moldar a figura que você quiser de uma entidade superior.

É fácil fazer essa afirmativa, pois, isso é o que vemos em dezenas de "conjuntos doutrinários" de diversas ramificações do próprio Cristianismo como em uma "n" quantia de seitas heréticas por aí.

O fato é que não podemos macular a estrutura escriturística das Escrituras.

Deus só cumprirá os termos que Ele estabeleceu nas Escrituras, o compromisso é com a sua Palavra como um todo.

Sendo assim, o que não veio Dele não tem o aval e nem a ajuda divina para subsistir.

Do Antigo ao Novo Testamento Deus é um só, assim como sua Palavra.

É até hoje o livro antigo mais atual de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário