Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Curiosidades sobre Cristo 7

workingJesus passou por um crivo de toda a elite dominante e atuante de sua época.

Uns lhe imputaram grande mal, outros se esquivaram do jugo de suas responsabilidades, mas todos puderam fazer o correto e não o fizeram.

Vejamos os julgamentos pelos quais Jesus Cristo passou.

image 

TEMPO DE DESCANSO - HORA DE RELAXAR E DIVERTIR-SE

 
A Bíblia sempre fala sobre a "preguiça" negativamente (Pv 6.6-11; 1Tm 5.13), referindo-se ao preguiçoso com palavras duras como "indolente", "ocioso" e "de mão pesada". Por outro lado, o trabalho é sempre mostrado como altamente positivo (Lc 10.7; 1Co 3.8-9; Ef 4.28; 1Ts 4.11). Diante da prescrição de que devemos trabalhar seis dias e descansar u (Êx  34.21), poderíamos concluir que a Bíblia é a favor de muito trabalho sem diversão. Mas isso está bem longe da verdade!

Jesus esperava que seus discípulos se "apartassem" periodicamente a fim de descansar, e as Escrituras trazem muitas referências aos benefícios de "ser alegre" (Pv 15.13; 17.22; Lc 15.32).

A Bíblia fala sobre mais de setenta dias por ano em que nenhuma "obra servil" dever ser feita (Lv 23.7-8): as festas de sete dias que marcam a Páscoa, a Festa dos Tavernáculos, o Pentecostes, a Festa das Trombetas e todos os dias de sábado! Além do repouso e da oração, os dias de descanso na Bíblia são associados com comida, troca de presentes, músicas e muitas alegria (Ap 11.10).

A Bíblia aconselha um período de afastamento do trabalho para os que estão passando por sofrimento e dor (Mt 14.10-13), para os que estão buscando fortalecimento espiritual a fim de fazer a vontade de Deus  (Mt 4.1,11), para quem está entrando em intenso período de oração (Mt 14.23) e para os recém-casados (Dt 24.5)

Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB, pág. 1224;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Muitos ainda esperam …

michael-dell

Oportunidade. Palavra que aguça qualquer um, momento em que alguém acha que é a melhor hora para que algo aconteça, ou seja feito.

Muitos esperam a oportunidade perfeita, o momento exato para se casar, iniciar um trabalho, planejam cada segundo da ação ou momento. Contudo esquecem de colocar o SENHOR nos planos, aí que mora o perigo.

A Bíblia diz "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Pv 16.9), nós podemos fazer planejamentos para tudo, mas se não perguntarmos se é da vontade de Deus que tais coisas aconteçam ficaremos frustrados.

Achamos que a nossa vontade é a Vontade de Deus, ignoramos se isso irá agradar-Lhe, se Ele tem algo melhor para nós, apenas queremos o nosso querer em ação.

Os líderes bíblicos faziam conforme a vontade de Deus, e quando ainda assim faziam sua vontade em um momento logo recebiam de Deus pela sua transgressão. Exemplos de Moisés irou-se e feriu a penha, Davi ao desejar Bate-Seba.

Outro ponto importante é a salvação, muitos quando lhes é oferecido Jesus dizem que agora ainda não é hora e que esperaram um outra oportunidade.

Novamente a Bíblia diz que "(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)." (II Co 6.2), deixar para o amanhã a oportunidade certa de aceitar a Cristo pode ser a perdição eterna.

Não sabemos se amanhã ou daqui alguns segundos continuaremos vivos, o que significa que desperdiçar a oportunidade certa é morte na certa. O Homem espera o sofrimento e aflição para procurar uma oportunidade de encontrar-se com Deus, mesmo isso já não sendo possível.

A parábola do Rico e Lázaro ilustra a perca da oportunidade de aceitação.

Que não faltem oportunidades certas de salvação na vida de vocês, pois, a oportunidade perfeita de salvação já se foi com Jesus na cruz do Calvário.

Continuem com Deus.

Curiosidades sobre Cristo 6

300px-Eccehomo1No tempo de Jesus Cristo haviam várias seitas e dissidências do judaísmo, e em particular as duas mais influentes os Fariseus e os Saduceus.

Vejamos algumas diferenças e características destes que tramaram a calúnia, julgamento e a morte de Cristo.

Fariseus Saduceus
O nome significa “os separados” O nome pode ser originário de uma palavra que significa “os retos”
Seita mais numerosa e influente Minoria aristocrática
Legalismo extremo Legalismo exterior
Pouco interesse pela política Grande interesse pela política
Criam na imortalidade, na ressureição, em espíritos e anjos Negavam essas doutrinas
Tinham a tradição rabínica em alta consideração Rejeitavam a autoridade da tradição rabínica

O POTE RACHADO

 
Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço.

Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:

- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.

- Por quê? - perguntou o homem. - De que você está envergonhado?

- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços - disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.

Disse o homem ao pote:

- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho? Notou ainda que a cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa. Cada um de nós tem os seus próprios e únicos defeitos.

Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar nossos defeitos para embelezar a mesa de Seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.
 
Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Basta reconhecermos nossos defeitos e eles com certeza embelezarão a mesa de alguém...

Das nossas fraquezas, devemos tirar a nossa maior força..
 
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

domingo, 29 de julho de 2012

Curiosidades sobre Cristo 5

Escolhido (2)Jesus escolheu doze discípulos a quem ensinou durante seu ministério terreno.

Abaixo a descrição dos doze:

Simão Pedro – irmão de André; os nomes Pedro (grego) e Cefas (aramaico) significam “rocha”.

Tiago – irmão de João; filho de Zebedeu; um dos “filhos do trovão”.

João – irmãoebedeu, um dos “filhos do trovão”; conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”.

André – irmão de Simão Pedro.

Filipe – não há especificação sobre ele.

Bartolomeu – significa “filho de tolomai”; também chamado de Natanael.

Mateus – Levi.

Tomé – também chamado de Dídimo, que significa “gêmeo”.

Tiago, o menor – filho de Alfeu.

Judas – Tadeu

Simão, o cananeu – também chamado de “o Zelote”.

Judas Iscariotes -  aquele que o traiu.

PERSONAGENS BÍBLICOS

HULDA
Hulda era o "guardião das vestimentas" na corte do rei Josias, de Judá, no sexto século a.C. Mais importante ainda, ela era umas das poucas profetisas do Antigo Testamento e a única mencionada durante o  período dos monarcas.

Ela era, possivelmente, uma pessoa mantida em alta consideração porque, quando o Livro da Lei (Deuteronômio) foi descoberto no templo, foi a ela que Josias procurou para pedir conselho. Ela profetizou que uma catástrofe aconteceria ao reino por causa dos seus pecados de paganismo, mas que Josias não veria o desastre; antes, morreria em paz (2Rs 22.16 em diante). A profecia inspirou Josias a promover amplas reformas (2Rs 23), extinguindo o culto pagão, mas o povo rapidamente cais no mesmo pecado após a sua morte. Na verdade, Josias morreu em um batalha, mas o resto da profecia se cumpriu. Vinte e dois anos após a sua morte, Judá foi conquistada pelos babilônios.

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

sábado, 28 de julho de 2012

Curiosidades sobre Cristo 4

unçãoO nome Jesus Cristo, onde “Jesus” vem da forma grega e latina do hebraico “Jeshua” (Josué), que significa “o Senhor é a salvação”.

“Cristo” vem do grego para o hebreu Meshiah (Messias), que significa “ungido”.

Ele era chamado também de Filho de Davi um título messiânico bastante conhecido naquela época.

ESBOÇO DE ESTUDOS

Tema: O VALE
Ezequiel 3.22-23

I. Vale da Humilhação
  1. Deus só vai ter contigo no vale;
  2. Levanta-te e sai ao vale e lá falarei contigo (Ez 3.22)
  3. É no vale que você vai ter experiência com Deus
  4. Depois do vale vem a resposta de Deus para sua vida
II. Vale da Decisão
  1. Multidões e multidões no vale da decisão (Jl 3.14)
  2. É o vale de Josafá
  3. Cena da batalha final que decidirá quem governará o mundo
  4.  Um povo em decisão em que lado vai ficar
 III. Vale da Bênção
  1. Josafá se despoja das bênçãos e volta vitorioso (2Cr 20.26)
  2. Jacó passando o vale, se encontrou com Senhor e lutou para obter a sua vitória (Gn 32.22)
  3. Vejamos também o homem na posição do seu EU, na posição de FAZER
  4. Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real com a força do meu poder e para a glória da minha majestade (Dn 4.30)
  5. Herodes, não dá glória à Deus e morre (At 12.21)

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os Evangélicos e o Culto ao Corpo

ATT00001Vamos malhar, vamos malhar! Corre, pula, salta, levanta peso, tríceps, bíceps, abdominal, o negócio é ficar sarado, malhadão, gostosão.

Outro dia ouvi um rapaz dizendo: "A mulherada pira diante de um tanquinho." Uma moça, evangélica afirmou toda orgulhosa: "gosto de malhar porque eu fico gostosona."

Caro leitor, o culto ao corpo é uma triste realidade evangélica. Lamentavelmente milhares de moças e rapazes lotam as academias com o objetivo único de endeusarem a sim mesmos.

Pois é, com a pressão dos ideais de beleza impostos pela indústria da moda e alimentados pela mídia, a valorização do corpo perfeito tornou-se uma obsessão tupiniquim. Hoje cada vez mais pessoas buscam formas de transformar o físico, em busca da perfeição de acordo com os padrões mundanos. Doenças como anorexia, bulimia e vigorexia [transtorno caracterizado pela prática de exercícios físicos em excesso tomaram um vulto assustador. Muitos colocam suas vidas em risco, consumindo remédios para emagrecer e anabolizantes ou até mesmo fazendo cirurgias desnecessárias.

O que falar então das roupas usadas pelas moças? Confesso que fico assustado com as malhas que algumas evangélicas tem usado nas academias. Calças justíssimas, tops apertadíssimos  infelizmente fazem parte da vestimenta evangélica. Pra piorar a situação, muitas dessas moças saem as ruas vestidas a caráter despertando sensualidade a todos aqueles que por elas passam.

Prezado amigo, exercícios físicos são saudáveis e fazem bem. Cuidar do corpo é mais do que obrigação do cristão, entretanto, se a motivação do que se exercita não é glorificar ao Senhor através de uma saúde perfeita, peca contra o Eterno, fazendo do corpo, um instrumento de idolatria.

Isto , posto, aconselho a todos aqueles que se esmeram em exercícios físicos que avaliem de forma sincera os reais objetivos de tanta malhação.

Naquele que sonda as reais motivações do coração,

Autor: Renato Vargens

Divulgação: estudogospel.com.br

Curiosidades sobre Cristo 3

biblia-jpgEm cada um dos quatro evangelhos Jesus Cristo é visto de uma maneira.

Para Mateus ele é visto como Rei

Para Marcos ele é visto como Servo

Para Lucas ele é visto como Homem

Para João ele é visto como Deus

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

EDUCAÇÃO - Educação Egípcia

Por ter sido criado pela filha de Faraó, "Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios" (At 7.22), e segundo a tradição egípcia isso incluía aritmética, geometria, poesia, música, astronomia e muitas outras matérias. As escolas no Egito eram ligadas aos templos e controladas pelos sacerdotes. A medicina e a religião eram temas importantes, caso o menino se tornasse sacerdote.

Moisés deve ter sido ensinado pelo "professor dos filhos do rei", na corte real, e aprendido a escrever os hieróglifos egípcios com tinta sobre os papiros. Ele provavelmente aprendeu também a escrita cananita, porque Canaã era sócia do Egito na época. Quando foi feito por repetição e exemplo (Dt 11.19), leitura pública (Dt 31.10-13), e uso de música escrita (Dt 31.19). Desde que era comum no Egito cantar as lições, isso reflete provavelmente a maneira como Moisés foi ensinado. Pode ser importante notar que Deus chamou Moisés para a liderança com base num forte ambiente educacional, assim como Paulo séculos mais tarde foi chamado para guiar a igreja.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CRISTO, NOSSA PERFEIÇÃO

Colossenses 2.6-10

Muitas pessoas, pelo fato de não conhecerem o plano de Deus para o ser humano, nos criticam e zombam de nós quando pregamos a salvação e a segurança da vida eterna. Elas perguntam: Como poderia alguém esta salvo hoje? Como pode assegura que em Cristo somos aperfeiçoados.

I. Qual é o caminho da perfeição?
  1. É receber a Cristo (v. 6);
  2. É andar nele (v. 6);
  3. É estar radicado e edificados nele (v. 7);
  4. É estar confirmado na fé (v. 7);
  5. É evitar as tradições humanas e os rudimentos do mundo (v. 8);
  6. É saber que em Jesus habita toda a plenitude divina (v. 9);
  7. É ser aperfeiçoado em Jesus Cristo (v. 10);
Se queremos ser aperfeiçoados, temos de deixar a tradição dos homens e os rudimentos do mundo, e seguir a Cristo pela fé.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Curiosidades sobre Cristo 2

Vazio no PeitoOs títulos de Cristo descritos nos evangelhos:

Filho do Homem

Mt 8.20; Mc 8.31; Lc 6.22; Jo 1.51

Filho de Deus

Mt 27.43; Mc 3.11; Lc 1.35; Jo 1.34

Cristo / Messias

Mt 23.10; Mc 8.29; Lc 4.41; Jo 4.25

Mestre

Mt 26.18; Lc 5.5; 8.24-25;17.13; Jo 13.13-14)

Senhor

Mc 5.19; Jo 20.28

Salvador

Lc 2.11; Jo 4.42

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curiosidades sobre Cristo 1

batismo-de-cristo-por-joaoSuas declarações como “Eu Sou”:

1) Eu sou o pão da vida (Jo 6.35)

2) Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12)

3) Eu sou a porta (Jo 10.7,9)

4) Eu sou o bom pastor (Jo 10.11,14)

5) Eu sou a ressureição e a vida (Jo 11.25)

6) Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6)

7) Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1,5)

TEMAS E CURIOSIDADES DA BÍBLIA

A BÍBLIA É UMA ESPADA AFIADA

  • Contra a Opressão (Ex 22.21-24);
  • Contra Idolatria (Ex 32.27; Dt 4.15);
  • Contra a Desobediência (Lv 26.14,15);
  • Contra a Apostasia (Dt 32.16; 17.25);
  • Contras as Falsas Religiões (Dt 13.15);
  •  Contra o Pecado em Geral (Ex 18.4; 28.15-68; Lv 15.1-33; Rm 6.23).

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

terça-feira, 24 de julho de 2012

5º Congresso de Missões da Assembleia de Deus em Santa Rita (Nova Iguaçu-RJ)

5º Congresso de MissõesDe 02 a 05 de Agosto, 5º Congresso de Missões da Assembleia de Deus em Santa Rita (Nova Iguaçu-RJ).

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

02 AGO (QUINTA-NOITE): Pr ELSON DE ASSIS (RJ) e SELMA GONÇALVES (MT)

03 AGO (SEXTA-NOITE): Pr FERNANDO PETERS (EUA) e MARCELO DIAS E FABIANA (RJ)

04 AGO (SÁBADO-MANHÃ): Pr MELQUISEDEQUE LIMA (RJ) e REGINALDO MIGUEL (PB)

04 AGO (SÁBADO-NOITE): Pr JAIME ROSA (SP) e MAGNO E ZAIDER (SP)

05 AGO (SÁBADO-NOITE): Pr PAULO MARCELO (PR) e MAGNO E ZAIDER (SP)

Não fique fora dessa, faça já a sua caravana e venha viver 4 dias de bênçãos para a sua vida!!!

Obs.: Caso você não possa estar presente, assista ao Congresso pela internet, faremos a transmissão “AO VIVO” pelos nossos sites:

www.missoesurgente.net

www.ademsantarita.org

HORÁRIOS: De 18:00hs às 21:30hs (Sábado: Manhã Missionária às 9:00hs)

LOCAL: 1ª Ig. Ev. Assembleia de Deus em Santa Rita

Rua Xingu, 142 – Santa Rita - Nova Iguaçu – RJ

(ao lado da Praça de Santa Rita)

PARA MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE:

Tel: (21) 2764-8405 / 3767-2443 8069-8357 TIM ou 9451-1326 Oi

VEJA OS VÍDEOS DOS ÚLTIMOS CONGRESSOS:

www.missoesurgente.net/galeriadevideos.htm

Pb FÁBIO PERES PEIXOTO - Secretário Geral de Evangelismo e Missões

EGOCENTRISMO - PROCURANDO O NÚMERO UM

O pecado não pode ser entendido ou descrito sem se fazer referência ao egocentrismo. "A carne" (Gl 5.24; 1Jo 2.16) é autofocalizada. Carnalidade é a autoexpressão de uma pessoa em benefício de seus próprios interesses.

A personalidade é o dom especial de Deus para cada pessoa,  a base da individualidade, o que tem a imagem divina. Porém, voltado para si mesmo, o "eu" se torna fonte de tentação, evidência do pecado e obstáculo para a santidade (Rm autorrealizar-se-3
1; 7.14-15; Ef 4.17-24; Tg 1.14-15).

"Toda espécie de coisas ruins" pode referir-se ao desejo de satisfazer o "eu", seja por inveja, vanglória, mentira, sabedoria que é "terrena, animal e demoníaca" (Tg 3.14-16), ou às muitas outras descrições de comportamento humano ímpio. Esse espírito, finalmente, conduz à destruição (Fp 3.19).

O egocentrismo é produto da vontade: nós escolhermos se o centro de nossas afeições será o "eu" ou Deus (Mt 6.24). Quando confiamos em Deus no âmago, então nossas vontades também pertencem a ele, e sua vontade se torna nossa motivação. Jesus descreve a autonegação como o estado em que Deus ocupa o lugar central (Mt 16.24).


Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB, pág. 1580;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FRASES


Os que vivem apenas para si mesmos, nunca encontrarão a paz e a alegria, pois somos chamados por Deus para ser benção na vida dos outros.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço reino de Deus).

As Evidências do Novo Nascimento

sonho-de-liberdade4) Você será purificado e liberto do poder e domínio do pecado

“O Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, só estamos enganando a nós mesmos, e recusando aceitar a verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados a Ele, podemos confiar que Ele nos perdoa e nos purifica de todo erro”

(1 Jo 1.7-9)

domingo, 22 de julho de 2012

Deus não, mas e VOCÊ?

OgAAAAvfEwFMJEXGowt338Ms4HOgIJA0Ky7wn3C-W0IqfvXATd_4k3h-3aZagb7toFrhoOZs0Emf_7L3k5i5pENHZMoAm1T1UMG38_aLcaH4X6Kzd5HzXjge3I8kDeus não rejeita ninguém que quer abandonar o pecado.

Não importa o estado que ela está, Deus transforma-lá-a em uma nova criatura.

Contudo o Homem olha para o exterior e contempla as marcas do tempo da ignorância e do pecado, julga se deve ou não deve amar, aceitar, pregar…

A Bíblia diz que não havia um justo sequer, nenhum que fosse digno, e isso inclui eu e você!

Negamos a salvação para aqueles que nos parecem diferentes, mesmos ´Bíblia dizendo que todos estamos marcados pelo pecado.

Todos nós somos indignos da salvação, das bênçãos, favores de Deus.

Hino antigo diz uma grande verdade:

“Amai-vos uns aos outros, pois, quem ama cumpre a lei,

Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”

FRASES


A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que as igrejas busquem os pecadores.
Billy Grahm



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

As Evidências do Novo Nascimento

working3) Você será livre de toda condenação e de toda a lei do pecado e da morte, e você viverá e andará no Espírito.

“Portanto, não há nenhuma condenação aguardando aqueles que pertencem a Cristo Jesus …

Que destruiu o controle do pecado sobre nós, dando-se a si mesmo como sacrifício por nossos pecados …

Vocês são controlados pela nova natureza, se tiverem o Espírito Santo morando em vocês”.

(Rm 8.1-13)

sábado, 21 de julho de 2012

Uma verdade ignorada pelos soberbos …

OgAAABdYGf-3d8K3CUIDK6wC5sof0zPyVV-ZnuF8nK3JbXfhUzfeL5PhqLo_MN3RO9xvU4ichRC1xFp5DjwDvW6pSdUAm1T1UKStLkPKdzNk9STEP2vUIjvEi8oK

… e revelada aos humildes!

FRASES

Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.
Armando Fuentes Aguirre (Catón)



Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

As Evidências do Novo Nascimento

pray2) Você terá o testemunho do Espírito Santo de que é filho de Deus.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

E assim não devemos ser como escravos medrosos e servis, mas devemos nos comportar como verdadeiros filhos de Deus, adotados no seio da sua família, chamando de “Pai, meu Pai” (Rm 8.14-16).

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

0222-trabalhoRespostas!!!!!!!

1 – Nm 12.10

2 – Ap 9.16

3 – 2 Rs 4.35

4 – 1 Rs 22.24

5 – 2 Sm 2.12-17

6 – Pv 18.24

7 – 2 Rs 9.30

8 – Lc 19.4

9 – 1 Rs 21.20

10 – Ez 32.2

Vai me dizer que não sabia a 8?

Até a próxima.

Um bom conselho

3L_smile
Sorria mesmo sem estar sendo filmado!
Provérbios 15.13

As Evidências do Novo Nascimento

cruz1) Você será transformado no mais profundo do seu ser e feito uma nova criatura.

Assim, quando alguém se torna cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro.

a) Já não é mais a mesma.

b) Teve início uma nova vida.

2 Co 5.17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Se você nunca foi transformado desta forma, indica que você nunca nasceu de novo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A Bíblia Responde 26

Como aproveitar o tempo

charge DeusNós devemos remir o nosso tempo, aplica-ló em coisas que são importantes. Tempo para fazermos tanto as coisas sérias como as descontraídas todos nós temos o que acontece é que no dia-a-dia não ministramos de forma regular e também não conseguimos estabelecer metas para isso.

Devemos estabelecer até um tempo para a Palavra, Oração e Jejum armas importantes para o cristão.

Provérbios 12.11; 28.19

“O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de juízo.”

“O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.”

Marcos 13.32-37

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.”

Lucas 21.34-36

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.”

Timóteo 4.11-16

“Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”

Tito 3.8-14

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.”

_____________________________________________________

Temos tempo para tudo, não o percamos com o mal.

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Business questionVamos lá que o tempo passa.

1 – Qual foi a única mulher mencionada nas Escrituras como leprosa?

2 – Onde lemos de um exército de 200 milhões de cavaleiros?

3 – Qual é a única pessoa de quem dizem as Escrituras haver espirrado?

4 – Quando foi esmurrado no queixo um profeta por outro profeta?

5 – Quando foram assassinados 24 jovens em combate justamente antes de uma batalha?

6 – Cite das Escrituras uma receita para fazer e conservar amigos?

7 – Qual foi a viúva que pintou sua face?

8 – Qual é a única pessoa de que diz a Escritura haver subido em uma árvore?

9 – Quem chamou a um profeta de seu inimigo?

10 – Qual é a única besta descrita bramindo?

Resposta amanhã, não perca!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 8/8

Técnicas de utilização do Álbum Seriado

Arte supremaO álbum seriado consiste de uma coleção de folhas organizadas, em uma encadernação de madeira ou papelão. Pode conter fotografias, mapas, gráficos, organogramas, cartazes, letreiros ou qualquer forma simbólica que possa ser útil ao educador ou líder na exposição de um tema.

Suas dimensões e proporções devem ser tomadas de maneira que se torne perfeitamente visível a todo o público assistente.

Vantagens

a) É um material que dá a sucessão progressiva de páginas, cujas relações de interdependência orientam e condicionam o rumo a ser exposto pelo expositor no desenrolar da explanação.

b) Ajuda, portanto, a representar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem propiciar dispersão ou confusão.

c) Dá maior expectativa aos alunos e, para oferecer maior “suspense”, deve permitir, sempre que possível, algo reticente em relação à folha seguinte.

d) Mantém a atenção dos alunos voltada para o tópico que está sendo desenvolvido no momento.

e) Fixa os pontos essenciais, auxiliando o educando a acompanhar o raciocínio do expositor.

f) Oferece o máximo de síntese e concisão, aliadas à grande clareza e simplicidade.

g) Visualiza melhor as ideias utilizando-se de vários materiais: ilustrações, fotografias, desenhos.

h) Dá margem a diversas utilizações: é fonte de pesquisas, auxilia a exposição de um assunto, é excelente material de verificação e pode servir de motivação para um novo assunto.

E acaba aqui mais está série de auxílios para os Professores da E.B.

Até a próxima.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Notícias Obra Missionária: Bolívia

Queridos irmãos e amigos é com muita gratidão na minha alma e no meu coração que trago boas novas da obra missionária na Bolívia.

Já compramos o terreno que tanto desejávamos para a ampliação do LAR O BOM SAMARITANO.

Hoje contamos com um terreno de 21,70m x 48,00m = 1.041,60 metros. Com uma área de 528,00m já construídos, nos faltam palavras para agradecer a Deus, aos irmãos e as diferentes denominações, onde realizamos a campanha em favor da compra do terreno e da obra do Senhor na terra boliviana. A TODO NOSSO MUITO OBRIGADO!

No dia 01/07/2012 realizamos um culto em ações de graças no terreno. Com a presença dos nossos idosos internos e seus familiares.

Estamos murando, fazendo uma horta e preparando um galinheiro. Assim teremos ovos para ajudar na alimentação. A ideia é ter os nossos idosos intertidos, isso faz bem a eles.

Estamos com todas as vagas ocupadas, faleceram alguns, mas chegaram outros, sempre realizamos o discipulado e na sua maioria ele se converte a CRISTO. Continuamos entregando comida nas humildes casas de idosos enfermos ou de grandes necessidades, todos os dias a moto sai para entregar, mas de 20 refeições em diferentes pontos do pequeno povoado de JOROCHITO.

CAFÉ INFANTIL O BOM SAMARITANO

Temos um professor do povoado (Jorochito) que tem dado muitos frutos em nossa igreja a mesma esta dirigindo esse maravilhoso projeto e para a gloria de Deus, estamos ganhando muitas crianças e pais para CRISTO, os professores das escolas desses pequenos povoados e pessoas das comunidades tem sido evangelizadas. Abrimos mas um café em um novo povoado chamado SELVA NEGRA nesse lugar não existe nenhuma igreja evangélica nem católica, é um lugar que tem luz, água e, mas de 30 famílias estamos dando café todos os dias a mais de 60 crianças, somos muito bem recebidos e com certeza vamos implantar uma igreja nesse lugar. Passamos filme a juntaram tanta gente que as lagrimas rolaram em meu rosto. Através dessa visão já alcançamos 8 povoados (vilarejos) com a pregação do evangelho, tenho usado gerador de energia e data show para passar filme, dependendo da aceitação começo realizar os cultos.

CURSO DE INFORMATICA

Temos uma congregação em um humilde lugar chamado EL VIRA, as pessoas tem um coração muito duro à aceitação do evangelho, neste lugar já tem luz elétrica, sendo assim preparamos um quarto com 12 computadores e estamos com 22 alunos na sua maioria jovens.

IGREJAS EM JOROCHITO E CONGREGAÇÕES

Estamos carecendo de OBREIROS, a obra têm sofrido bastante, nossas congregações ficam a quilômetros de distância, para chegarmos lá precisamos de moto ou carro 4x4, infelizmente o carro que tanto nos ajudou na obra esta com defeito ha alguns meses. Mas mesmo assim não vamos desistir nos esforçaremos para chegarmos ate a eles. Orem para Deus nos mandar mais obreiros para a sua seara. E se desejar passe a Macedônia e vem nos ajudar nessa grande obra.

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>Neste mês de julho vamos realizar EBF em 8 povoados onde temos o café O BOM SAMARITANO a meta é chegar em cada povoados com uma linda programação infantil para alcançar não só as crianças mas todos os moradores com a palavra de Deus.

AMADOS PRECISAMOS MUITO DA SUA AJUDA PARA HONRAR OS COMPROMISSOS COM OS 18 FUNCIONARIOS DO LAR DE IDOSOS, ALEM DE ALIMENTAÇAO, FRALDAS ETC., O CAFÉ PARA QUASE 400 CRIANÇAS. ME AJUDEM MANTER ESSAS OBRAS SOCIAIS E TAMBÉM COLOCAR EM AÇÃO OUTROS PLANOS DE EVANGELIZAÇÃO.

TODO O MÊS TENHO QUE CONSEGUIR R$ 10.000 PARA MANTER ESSES TRABALHOS MISSIONÁRIOS, TEM MES QUE NAO CONSIGO E AGORA COM ALTA DO DOLAR O DESAFIO AUMENTA.

CONTRIBUIÇÕES

Roberto Luís R dos Santos

Banco do Brasil: Ag. 0091-4, C/C 21723-9

Banco Itaú: Ag. 1388, C/C 12421-4

Banco Bradesco: Ag. 2089, Conta Poupança 6628972-9

SITE: WWW.AMEIBs.org

EMAIL: familiamissionaria@hotmail.com

CONTATO NO BRASIL 021-34779779 Cel. Vivo 95352758 – 82041392 TIM

Fraternalmente em Cristo,

Família Missionária – Bolívia

FRASES


A busca pela humildade se dá pelo desejo de conhecermos ao Deus que só se revelará aos corações humildes, porque os orgulhosos não terão reverência para aceitá-lo como Ele é. 

Se amam exageradamente e por isso desejarão um Deus que seja à sua imagem, corrompida pelo pecado.

 Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Se você tem Twitter vai entender. Follow!

tumblr_m2bkbxjXQ11qbxysx

Verbo: follow (inglês)

1) Seguir

2) Vir depois de (numa sequência)

3) Entender, compreender

4) Acompanhar

5 ) Ser uma consequência lógica

Entendeu

agora

“o chamado”?

PERSONAGENS BÍBLICOS

MICAL

Um terno amor que se tornou amargo - assim foi o sentimento vivido entre Davi e Mical, a filha mais nova do rei Saul. Enquanto o ciúme e o ódio de Saul por Davi ser tornavam cada dia mais irracionais, a amizade entre Mical e Davi florescia, transformando -se em um ardente amor. Saul ofereceu a Davi a mão de sua filha mais velha, Merabe, como recompensa por ele ter matado Golias, porém não cumpriu a sua promessa quando Davi realizou a sua parte. Saul a ofereceu novamente em troca da participação de Davi em uma batalha perigosa, na qual o rei esperava que ele fosse morto. Quando Davi retornou vitoriosos, uma vez mais, Saul não manteve a sua palavra, dando Merabe como esposa a outro homem.

Saul, então, zombou de Davi, dando-lhe permissão para desposar Mical. O preço entretanto, seria o de matar cem filisteus em um combate corpo a corpo, uma tarefa verdadeiramente atemorizante (1Sm 18.20 em diante). Davi provou a sua bravura como guerreiro, embaraçando ainda mais a Saul, ao matar duzentos homens. Dessa vez, Saul manteve a sua barganha e permitiu que Davi se casasse com Mical.

Quando Saul, em uma crise doentia de ciúmes, decidiu assassinar Davi, Mical ajudou o marido a escapar do rei, colocando um boneco em sua cama com o pretexto de que ele estava enfermo (1Sm 19.11-17). Furioso com a fuga de Davi, Saul declarou o casamento deles nulo e deu a Mical um novo marido por nome Paltiel (1Sm 25.44). Aparentemente, esse casamento transformou-se em uma relação amorosa e terna. No entanto, após Davi tornar-se rei, Cerca de dez anos mais tarde, ele exigiu sua esposa de volta. Enquanto Mical era levada a Jerusalém, Paltiel a seguia à distância, "chorando até Baurim".

Infelizmente, o amor de Mical por Davi transformou-se em desprezo. Quando ele trouxe a arca do Senhor a Jerusalém e dançou a diante dela, Mical zombou e o desprezou em público. Por fim, Davi a colocou de lado em seu harém e se recusou a tratá-la como sua esposa. Ela morreu sem gerar filhos (2Sm 6.16-23).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

domingo, 15 de julho de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

zoioRespostas!!! Tão sonhadas respostas.

1 – Gn 14.8

2 – Ec 7.8

3 – 1 Rs 14.3

4 – 2 Cr 26.19-23

5 – At 10.7

6 – 1 Sm 9.13

7 – At 28.15

8 – Rt 4.13-17

9 – At 24.1

10 – Ez 28.12-14

Viu como foi fácil, até a próxima.

BASTA A INTENÇÃO?

Leitura Bíblica: Marcos 8.31-33

Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.
Marcos 8.33

Você deve conhecer a expressão que diz "o que vale é a intenção". É uma forma de justificar atitudes nem sempre corretas ou aceitáveis. Já ouvi pessoas dizer que roubar par se alimentar ou alimentar os filho não pode ser condenável, pois a causa é boa. Ou então mente-se para proteger ou evitar constrangimentos a outros. Há quem omita a verdade para conseguir privilégios ou satisfazer algum interesse. Assim poderíamos continuar a enumerar situações em que se afirma ser a intenção o que vale. De fato, isso já se tornou comum em todas as áreas da vida. E a sociedade aceita a ideia com a maior naturalidade. Temos de nos perguntar se isso realmente está certo. Olhemos para o texto lido. Jesu acabara de ouvir o testemunho dos discípulos proferido por Pedro: Tu és o Cristo. Em ti encontramos o nosso Senhor e Salvador. Contigo queremos viver. Logo a seguir ele passou a falar-lhes do caminho que estava diante dele. Estava indo a Jerusalém. Lá iria ao encontro da realização do plano de Deus para sua vida. Disse-lhes que sofreria, seria rejeitado pelos líderes religiosos, os chefes do sacerdotes e os mestres da lei. Contou que seria morto e que ressuscitaria três dias depois. Nosso texto diz que ele falou claramente a esse respeito. Queria que os discípulos tivessem clareza acerca da sua vinda. Queria que entendessem o plano de que por meio de sua morte e ressurreição Deus salvaria o mundo do pecado. Mas Pedro contesta. "Não, Senhor, sofrimento não!"

A cruz não. Pedro era bem intencionado. Queria poupar Jesus do sofrimento. Mas Jesus o repreende severamente: Não, Pedro, não é boa intenção que vale, e sim o que Deus quer! Você deve perguntar o que Deus quer. O que agrada a Deus. Tudo que desvia deste propósito é obra de Satanás. Isso vale também para nós.

Não são as boas intenções que agradam a Deus, mas o desejo de cumprir a sua vontade

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

sábado, 14 de julho de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Business questionVai aí mais uma bateria de perguntas.

1 – Qual a primeira batalha mencionada nas Escrituras?

2 – Onde se diz que o fim de uma coisa é melhor que o começo?

3 – Onde a Bíblia menciona bolos?

4 – Qual foi o rei judeu que foi ferido de lepra?

5 – Quem tinha como servo pessoal um soldado devoto?

6 – Onde encontramos a primeira referência de dar graças antes das refeições?

7 – Onde o Novo Testamento fala de vendas?

8 – Qual era o nome da avó de Davi?

9 – Qual o único orador mencionado em o Novo Testamento?

10 – Qual é o rei que foi denominado “Querubim Ungido”?

Respostas amanhã de manhã não perca!

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

EDUCAÇÃO
A educação é necessária para que as habilidades e conhecimento adquiridos por uma geração passam ser transmitidos à seguinte. Esse tipo de educação é contínuo nas famílias; porém, à medida que as habilidades e conhecimento se tornam mais desenvolvidos e o dinheiro mais disponível na economia para pagar por ela, uma educação mais abrangente pode ser oferecida a um maior número de pessoas. Reflexos desse processo podem ser vistos na Bíblia.

EDUCAÇÃO DOS SUMÉRIOS

Quando Abraão foi chamado por Deus para deixar a cidade de Ur, na Suméria, e foi para a terra que Deus lhe prometeu mostrar (Gn 11.11; 12.5), sua ida foi um ato de fé. Ur era uma cidade altamente civilizada um ato de fé. Ur era uma cidade altamente civilizada e Abraão recebeu um chamado para deixá-la rumo a algo desconhecido. As escolas de Ur eram usadas para preparar as pessoas para o trabalho religioso, comercial e governamental. O currículo incluía matemática, linguagem, geografia, botânica e desenho.

A escrita era feita com um estilo em forma de cunha, que gravava as letras em tabletes de argila macia. Foram encontrados tabletes na cidade de Mari, com exercícios dos alunos e correções dos professores. Um "pai" dirigia a escola com um assistente que preparava os exercícios. Havia também professores especializados nas diversas matérias. Um tablete recuperado conta o que o menino fazia na escola: "Li meu tablete, almocei, preparei meu tablete, escrevi nele e terminei-o". Os problemas era corrigidos com o auxílio de uma vara. Os pais tinham de pagar pela educação.

Não há evidência de que Abraão tenha frequentado uma das "casas de tabletes", como as escolas eram chamadas, mas ele certamente seguiu as leis dos sumérios. O costume de que a mulher estéril podia ter filhos por meio de uma serva (Gn 16.1,2) era um costume sumério. Fazia, porém, parte da lei que, depois de nascida a criança, a serva não podia ser maltratada pela esposa (Gn 16.6). Quando Sara quis que Hagar e Ismael fossem expulsos da casa da família, Abraão ficou muito constrangido, e foi preciso que Deus lhe assegurasse que devia deixar que se fossem (Gn 21.10-12).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Você nasceu para isso!

tem gente que não nasce para as coisas

Imagem ao lado ilustra uma situação em que muitos podem olhar e dizer “ele não nasceu para isso”, contudo esse não é o caso da humanidade em relação a salvação.

A Bíblia diz que todos viemos de uma mesma semente, que foi corrompida e por isso estávamos destituídos de toda a graça e bênçãos de Deus.

O nosso Adversário tem tentado confirmar esta mentira em nossas mentes a todo o momento, Jesus veio ao mundo porque Deus quer que nós saibamos que nascemos para ser mais vencedores, nascemos todos com um caminho brilhante a ser seguido.

No evangelho segundo João no capítulo 3 e versículo 17, o próprio Jesus declara que ele não veio para condenar, coisa que o Diabo já está fazendo, mas para salvar todos os que estão perdidos.

Veio mostrar que você nasceu para salvação, e que Jesus é o único meio de encontrarmos esta salvação.

Não deixe que o Inimigo de sua alma faça você acreditar que não nasceu para a salvação, pois, se você prestar atenção ouvirá uma voz dizendo “Você é mais que vencedor em Cristo Jesus”.

A Paz do Senhor.

As escolas escatológicas

O Anticristo é aquele que se apresenta como igual a Cristo, atuando como Cristo e o ocupando um lugar que pertence exclusivamente a Cristo.

O estudo do Anticristo é tema na lição de hoje. É importante lembrar que a escatologia é o ramo da teologia que estuda as “últimas coisas”. Entre as escolas estudadas, a mais popular nas Assembleias de Deus é o pré-milenismo dispensacional. Independente de nossa posição, é essencial conhecer todas as escolas.

Segue uma tabela que apresenta as principais escolas escatológicas e o que elas pensam sobre importantes conceitos relacionados ao tema. A tabela é uma adaptação de: FERREIRA, Franklin. Teologia Cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. p 218-219. Mas o quadro no livro de Ferreira também já era uma adaptação de: HOUSE, H. Wayne. Teologia Cristã em Quadros. São Paulo: Editora Vida, 2000. p. 146. Segue:

Categoria

Amilenismo

Pós-Milenismo

Pré-Milenismo Histórico

Pré-Milenismo Dispensacional

Segunda Vinda de Cristo

Um único evento; nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vida; introduz o estado eterno.

Um único evento; nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vida; Cristo retorna após o milênio.

Arrebatamento e segunda vinda simultâneos; Cristo volta para reinar na terra.

A segunda vida será em duas fases; arrebatamento da igreja; segunda vida à terra sete anos depois.

Ressurreição

Ressurreição geral dos crentes e incrédulos na segunda vinda de Cristo.

Ressurreição geral dos crentes e incrédulos na segunda vinda de Cristo.

Ressurreição dos crentes no início do Milênio. Ressurreição dos incrédulos no final do Milênio.

Distinção entre duas ressurreições: [1]. Igreja no arrebatamento. [2] Santos do Antigo Testamento e da tribulação na segunda vida; [3] Incrédulos no final do Milênio.

Julgamentos

Julgamento geral de todas as pessoas.

Julgamento geral de todas as pessoas.

Julgamento na segunda vida. Julgamento no final da tribulação.

Distinção no julgamento: [1] Obras dos crentes no arrebatamento; [2] Judeus/gentios no final da tribulação; [3] Incrédulos no final do Milênio.

Tribulação

A tribulação é experimentada nesta era presente.

A tribulação é experimentada nesta era presente.

Conceito pós-tribulação; a igreja passará pela futura tribulação.

Conceito pré-tribulação; a igreja é arrebatada antes da tribulação.

Milênio

Nenhum milênio literal na terra após a segunda vinda. O reino está presente na era da Igreja.

A era presente transforma-se no milênio por causa do progresso do evangelho.

O milênio é tanto presente quando futuro. Cristo está reinando no céu. O milênio não tem necessariamente mil anos.

Na segunda vida, Cristo inaugura um milênio literal de mil anos na terra.

Israel e a Igreja

A igreja é o novo Israel. Não há distinção entre Israel e a igreja.

A igreja é o novo Israel. Não há distinção entre Israel e a igreja.

Alguma distinção entre Israel e a igreja. Há um futuro para Israel, mas a Igreja é o Israel espiritual.

Completa distinção entre Israel e a igreja. Programa distinto para cada um.

O Anticristo

O anticristo não é um necessariamente um indivíduo, mas sim um sistema.

O anticristo é todo aquele que retarda o triunfo final da igreja nesta terra.

Figura literal e histórica. Último e poderoso inimigo da fé cristã.

Figura literal e histórica. Último e poderoso inimigo da fé cristã.

Defensores

Louis Berkhof; Anthony Hoekema; Herman Bavinck. É bem comum entre tradições mais históricas, como os reformados calvinistas e os luteranos.

Charles Hodge; B.B; Warfield; Augustus H. Strong; J. Grescham Machen

George E. Ladd; Wayne Grudem; Millard J. Erickson

Lewis S. Chafer; J. D Pentecost; Charles C. Ryrie; Stanley Horton; John MacArthur Jr.; Tim LaHaye. É bem popular no fundamentalismo clássico e no pentecostalismo.

Material produzido para aula na Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus no Jardim das Pedras, São Paulo (SP).

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Conselhos Bíblicos