Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O perdão governamental de Deus

O PERDÃO GOVERNAMENTAL DE DEUS


Há outro tipo de perdão na Bíblia que chamamos de perdão governamental. Podemos entendê-lo a partir dos seguintes versículos: “Mateus 6:14-15; 9:2, 5-6; 18:21-35; Tiago 5:15. O perdão mencionado em todos esses versículos chama-se de perdão governamental.
Alguns podem perguntar: “Que é o perdão governamental de Deus? Muitas vezes considerei que, se a pessoa se torna consciente do governo divino imediatamente após tornar-se cristã, ela se poupa de muitos problemas.
Deixe-me usar o exemplo da menininha que gostava de pegar comida escondida da mãe, fora dos horários de refeição. A mãe quando saia de casa deixava todas as portas dos aposentos abertas. Deixava abertas as portas da cozinha e dos armários, destrancadas. Mesmo que houvesse bastante comida nos armários, ela os deixava abertos. Naquele dia em particular, suponha que a mãe tenha descoberto que a filha roubou comida do armário. Uma vez que a mãe descobriu, a filha não tem escolha, a não ser confessar seus pecados e pedir perdão. Então a mãe a perdoa e a beija. Ela diz: “Eu te perdôo”. O assunto foi resolvido e a comunhão, restaurada. Mas, daquele dia em diante, a mãe começa a trancar as portas toda vez que sai de casa. Ela mudou a maneira! Comunhão é uma coisa; governo é outra.
Que é governo? É a maneira de se fazer as coisas. Em nossas palavras, o governo de Deus é a Sua maneira de fazer as coisas, é a Sua administração. A mãe perdoa o pecado da filha. Ela diz: “Uma vez que você comeu a comida não vou levar a questão adiante”. Perdoa a filha e a comunhão é restaurada. Quando a filha vê a mãe sair de casa, as portas da cozinha e dos armários serão trancadas. Em outras palavras, a maneira de lidar com as coisas será diferente. A comunhão pode ser restaurada, mas a maneira de ser fazer as coisas não pode ser facilmente restaurada. A mãe teme que a filha volte a fazê-lo. Já não vai dar à filha a mesma liberdade que antes. Ela vai colocar algumas restrições. A maneira mudou. Por favor, lembre-se de que Deus nos trata de acordo com esse mesmo princípio. Perdão para comunhão é fácil. A comunhão é facilmente restaurada quando se confessa de coração sincero. Uma vez que a pessoa confesse que pecou contra Deus, Deus irá restaurar a comunhão com ela. Mas a maneira de lidar com ela pode mudar imediatamente. A disciplina de Deus pode ser exercida sobre ela. Ele pode não mais deixá-la tão livre e solta.
Um dia a mão disciplinadora de Deus pode ser retirada. Naquele momento teremos o perdão governamental. Após certo tempo, a mãe sente que pode confiar novamente na filha. Então, volta a deixar a porta da cozinha aberta. Isso é o que chamamos de perdão governamental.
Perdão para comunhão é uma coisa e perdão governamental é outra. Um pai pode dizer aos filhos para irem brincar fora de casa às quatro horas e voltarem às seis para jantar. Suponha que um dia eles vão e acabam brigando ou outras crianças. Quando volta, confessam os pecados para o pai. O pai os perdoa e os deixa ir brincar no dia seguinte. Porém, novamente eles se metem em briga com outras crianças. Que o pai deve fazer? Eles podem confessar os pecados dia após dia e o pai pode perdoá-los dia após dia. Mas esse pai pode perguntar-se se a maneira de governá-los não está errada. Pode perguntar-se se não estaria errado deixá-los sair de casa todos os dias. Ele, então pode dizer: “A partir de amanhã vocês vão ficar em casa e não vão sair, porque vocês têm brigado muito quando saem”. Esse pai colocou a mão. Quando pecamos contra Deus, Ele nos perdoará quando confessarmos os pecados. Porém, não podemos evitar que use outros métodos para nos disciplinar. Deus nos perdoa e a comunhão com Ele é restaurada, mas pode mudar a maneira de lidar conosco. Como homens, devemos perceber que a mão governamental de Deus não é facilmente retirada. Não é fácil Deus tirar a mão governamental. Deus só a retirará quando tiver certeza de que os filhos estão fazendo as coisas certas. Quando o pai vê seus filhos causando problemas, ele lhes dirá que fiquem em casa; vai tirar a liberdade deles. Ele os encerrará por dias, semanas ou até mesmo meses, até que esteja seguro de que não irão mais causas problemas, nem discutir ou brigar com os outros. Então dirá aos filhos: “Vocês se comportaram muito bem nesses dois últimos meses. Podem sair por dez minutos amanhã. A mão governamental foi levantada. Chamamos esses “dez minutos” de perdão governamental. A maneira de governar mudou. O pai ainda precisa observar como as crianças se comportam entre as outras pessoas durante esses dez minutos. Depois de algum tempo, pode estender para uma hora. Talvez depois de um ou dois meses, possam voltar a brincar das quatro às seis. Quando esse dia chegar, podemos dizer que o perdão governamental foi plenamente concedido às crianças! Irmãos, que significa perdão governamental? É completamente diferente do perdão eterno, do perdão instrumental e do perdão para comunhão. Está relacionado à maneira como Deus nos governa e lida conosco.
O que o homem semear, isso ceifará
Muitos trechos da Bíblia enfatizam coisas similares. Por exemplo, Gálatas 6:7 diz: “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Aqui fala da mão governamental de Deus. Um pai que mima os filhos não faz com que cresçam de maneira adequada. Um pai que não cuida da própria família vai acabar vendo uma tragédia. Esse é o único resultado possível. Uma pessoa que sempre discute e briga com os outros e mantém opiniões diferentes não terá amigos. O que o homem semear, isso também ceifará. Isso é o governo de Deus, a lei ordenada por Deus. Ninguém pode mudar tal lei. Os Seus filhos devem cuidar para não provocar a Sua mão governamental. Não é fácil Deus tirar a Sua mão, uma vez que a tenha colocado. Que possamos sempre amar o Senhor e servi-Lo como filhos obedientes, para herdarmos o galardão que nos está preparado desde a fundação do mundo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário